Espaço Cultural Porto Seguro apresenta a exposição de fotos EXERIANAS

O Espaço Cultural Porto Seguro apresenta a exposição de fotos EXERIANAS, de Dimitri Lee,  de 20 de agosto a 28 de setembro.

Reconhecido pelas tradicionais imagens panorâmicas P&B captadas por câmera analógica, em filmes de grande formato,   em  EXERIANAS Dimitri  surpreende ao trazer fantasia à realidade retratada. “É como se saísse do acústico, para o elétrico”, define.

Esta mudança foi  impulsionada há dois anos, quando, ao tentar ampliar a já máxima captura  possível retratada numa panorâmica de 360º, o fotógrafo resolveu  utilizar sua câmera giratória não apenas por uma volta, mas sim girando-a mais vezes, na sequência,  de um ponto fixo.

Sem intenção, a  transformação da paisagem, mesmo segundos depois,  foi captada. O TEMPO apareceu e inquietou.  Mas como captá-lo?  Como ganhar TEMPO e aumentar o interesse por um mesma imagem  por dias, meses, anos?

Na busca por respostas, Dimitri trocou a câmera analógica pela digital, as cores,  ainda que discretas, apareceram e as várias  imagens captadas, ainda em grandes formatos, foram  cortadas e manipuladas digitalmente. Vem daí a escolha do nome da exposição, uma alusão ao artista gráfico holandês Escher, conhecido  por suas obras com ilusão de ótica.

“As fotos, deformadas em curvas, parecem ganhar volume. E o volume sugere movimento. As diferenças de cor e textura são amenizadas, para criar a ilusão de continuidade. À distância, parece um todo amorfo em que as partes se fundem e confundem, duplicando-se em encruzilhadas de sua própria matéria. Mas quando nos aproximamos, os detalhes revelam múltiplas variações, como um infinito que não se repete,  mas retorna transformado, sempre novo. Essa é a principal diferença desse trabalho, em relação às simetrias espelhadas de Escher. Por isso, além da explícita referência, em seu título, à fonte de inspiração em Escher, há também a não menos explícita subversão dessa relação, ao nomeá-las de Exerianas, com x no lugar de sch. Aí Está o x da questão- nas fotomontagens de Dimitri não há simetria, geometria, espelhamento”, fala o poeta e músico Arnaldo Antunes em seu texto sobre a obra de Dimitri Lee.

Estarão expostas 12 imagens de 180X77cm, ampliadas em papel algodão em metacrilato, além 2 imagens que revelam o processo de trabalho de Dimitri Lee.

SERVIÇO
EXERIANAS do fotógrafo DIMITRI LEE
Abertura para Convidados: dia 19 de agosto, às 19h.
Visitação: de 20 de agosto a 28 de setembro.
Local: Espaço Cultural Porto Seguro
Endereço: Avenida Rio Branco, 1489 – Campos Elíseos
Horário de Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; Sábado e Domingo, das 10h às 17h
Entrada Gratuita
Acessibilidade a portadores de necessidades especiais

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *