IMS –RJ promove série de “conversas na galeria” abertas ao público nas exposições em cartaz em sua sede cultural

A Coordenação de Pesquisa e Educação do Instituto Moreira Salles irá promover, a partir de 16 de agosto, uma série de encontros nas exposições em cartaz no centro cultural do Rio de Janeiro – São Paulo, fora de alcance, de Mauro Restiffe, e Richard Serra: desenhos na Casa da Gávea. Em “Conversas na galeria”, artistas e críticos de arte, entre outros especialistas, serão convidados para conversas gratuitas e abertas ao público que acontecerão nos espaços expositivos, estimulando o debate em contato com as obras de arte.

O primeiro encontro será no sábado, dia 16 de agosto, às 17h, na exposição São Paulo, fora de alcance. Os convidados serão o próprio artista e o curador da exposição e coordenador de Fotografia Contemporânea do IMS, Thyago Nogueira.

As 18 obras escolhidas para a exposição São Paulo, fora de alcance apresentam a realidade fragmentada do espaço urbano e de seus habitantes. Muito longe de cartões-postais, as fotografias atualizam o repertório visual da cidade ao olhar para espaços públicos e construções importantes como o Itaquerão, a praça do Relógio, o Templo de Salomão, a praça Roosevelt, o vão-livre do Masp e o Museu do Ipiranga. Ampliadas em formatos que variam de 60 centímetros a mais de dois metros de largura, as imagens em preto e branco ganham escala monumental.

No dia 20 de setembro, às 17h, será a vez do crítico de arte e professor da FAU-USP Agnaldo Farias e da arquiteta e coordenadora de Pesquisa e Educação do IMS Ana Luiza Nobre conversarem sobre a obra de Restiffe.

A exposição Richard Serra: desenhos na casa da Gávea também será contemplada com dois encontros. O primeiro acontece dia 23 de agosto, às 17h, com João Masao Kamita, arquiteto e professor do Departamento de História da PUC-Rio. No dia 3 de setembro, às 17h, a conversa será com o também professor do Departamento de História da PUC-Rio e crítico de arte Ronaldo Brito.

Embora Richard Serra seja mais conhecido por suas obras site-specific e por esculturas de grande escala feitas com placas de aço retorcido, o desenho tem sido igualmente importante para ele. Nesta exposição, o artista apresenta a série de importância histórica Drawings after Circuit (1972), feita a partir da famosa escultura Circuit, formada por quatro placas apoiadas e saindo dos cantos de uma sala da Documenta de Kassel, em 1972. Serra explica que os desenhos “registram o que eu vi enquanto me movimentei 360 graus pela sala… Os desenhos são um diagrama da abertura e do fechamento das placas enquanto se caminha entre elas.” Além de Drawings after Circuit, a maioria dos cadernos de anotações expostos na antiga biblioteca da casa mostra esboços feitos durante ou logo depois da instalação de esculturas. O artista nunca faz desenhos preparatórios para uma escultura e considera o ato de desenhar uma atividade totalmente independente do seu trabalho tridimensional.

SERVIÇO
Exposição São Paulo, fora de alcance, de Mauro Restiffe
Data: Sábado, 16 de agosto às 17h
Mauro Restiffe e Thyago Nogueira
Data: Sábado, 20 de setembro às 17h
Agnaldo Farias e Ana Luiza Nobre

Exposição Richard Serra: desenhos na Casa da Gávea
Data: Sábado, 23 de agosto às 17h
João Masao Kamita
Data: Quarta-feira, 3 de setembro às 17h
Ronaldo Brito

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *