IMS promove visita guiada à exposição Richard Serra: desenhos na casa da Gávea

No próximo dia 14, quinta-feira, às 18h30, acontecerá uma visita guiada à exposição  Richard Serra: desenhos na casa da Gávea, que fica em cartaz no centro cultural do Rio de Janeiro até 28 de setembro, com a coordenadora de artes do IMS, Heloisa Espada e, às 20h, uma mesa-redonda com a participação de Sônia Salzstein e Ronaldo Brito, críticos de arte. O evento é gratuito, e as senhas poderão ser retiradas 30 minutos antes do seu início.

Composta por 96 obras selecionadas pelo próprio artista, a mostra Richard Serra: desenhos na casa da Gávea foi especialmente concebida para o centro cultural do IMS no Rio de Janeiro, a antiga residência do embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001), patrono e criador da instituição. Para instalar seus desenhos no local, o artista solicitou a remoção de algumas paredes falsas, construídas sobre as paredes de vidro do projeto original para que o espaço abrigasse exposições. Os desenhos foram escolhidos a partir da escala da casa, “um espaço doméstico”, segundo Serra. Os trabalhos estarão em diálogo direto com o projeto modernista criado pelo arquiteto Olavo Redig Campos, em 1948. A construção é caracterizada pela transparência, que permite a interação dos interiores com os jardins de autoria de Roberto Burle Marx.

Embora Richard Serra seja mais conhecido por suas obras site-specific e por esculturas de grande escala feitas com placas de aço retorcido, o desenho tem sido igualmente importante para ele. No Brasil, o artista apresentará a série de importância histórica Drawings after Circuit (1972), feita a partir da famosa escultura Circuit, formada por quatro placas apoiadas e saindo dos cantos de uma sala da Documenta de Kassel, em 1972. Serra explica que os desenhos “registram o que eu vi enquanto me movimentei 360 graus pela sala… Os desenhos são um diagrama da abertura e do fechamento das placas enquanto se caminha entre elas.” Além de Drawings after Circuit, a maioria dos cadernos de anotações expostos na antiga biblioteca da casa mostrará esboços feitos durante ou logo depois da instalação de esculturas. O artista nunca faz desenhos preparatórios para uma escultura e considera o ato de desenhar uma atividade totalmente independente do seu trabalho tridimensional.

São apresentados também desenhos feitos com diferentes materiais e técnicas, incluindo a recente série Courtauld Transparencies, apresentada pela primeira vez em 2013 na Courtauld Gallery, em Londres. Serra descreve o processo: “Ocorreu-me que, se eu cobrisse duas folhas de Mylar com crayon derretido e ensanduichasse uma folha limpa no meio, eu poderia capturar minhas marcas dos dois lados da folha limpa”.

Para Richard Serra, o desenho sempre foi, antes de tudo, um meio de experimentação privilegiado: “Tenho trabalhado com diversos materiais e em diversas superfícies, mas um princípio básico nunca se altera: o processo sempre é mais importante do que o resultado”.

Além do catálogo, acompanha também a exposição, o livro Escritos e entrevistas, 1967-2013, de Richard Serra, editado pelo Instituto Moreira Salles. O conjunto de textos, em sua maioria inéditos em português, dá ao leitor um panorama das preocupações do artista e do desenvolvimento do seu trabalho nos últimos 40 anos.

SERVIÇO
Visita guiada e mesa redonda – Richard Serra: desenhos na casa da Gávea
Data: 14 de agosto
Horário: 18h30 visita guiada com Heloisa Espada, coordenadora de artes do IMS; 20h mesa-redonda com os críticos de arte Sônia Salzstein e Ronaldo Brito.
Retirada de senhas 30 minutos antes no início do evento.
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
De terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca – Classificação livre
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *