“A Pior Banda do Mundo”, da paulista Cia. dos Outros, em curta temporada na Caixa Cultural Rio

Prestes a completar 10 anos de atividades, o grupo teatral paulistano Cia. dos Outros traz à Caixa Cultura Rio o espetáculo A Pior Banda do Mundo, em curta temporada, com estreia dia 18 de julho, sexta. A encenação é uma adaptação dos quadrinhos homônimos do português José Carlos Fernandes e narra a história de uma banda com aspirações jazzísticas e de pouco talento que ensaia há dez anos, sem nunca ter se apresentado, e tem de lidar com seu primeiro show.

A banda, representada por eles no espetáculo, ensaia regularmente em um local que remete a um salão de clube, ou associação que um dia teve seu auge. Os músicos não têm talento. Possuem ocupações desprovidas de qualquer glamour: um arquivista, uma conferencista de pequenos objetos de escritório, um gerente de segurança de um supermercado, um escoteiro cansado e uma datilógrafa que fala uma língua incompreensível. Finalmente, são chamados para fazer um show.

Começa aí a trajetória de A Pior Banda Do Mundo, um espetáculo com dramaturgia de Carolina Bianchi, direção de Carolina Bianchi e João Otávio (falecido no final de 2012) e atuação de Amanda Lyra, Clayton Mariano, Tomás Decina, Pedro Cameron e Carolina Bianchi.

Depois de experimentar uma encenação calcada em clichês e paródias para questionar os limites das convenções teatrais em Corra Como Um Coelho, a Cia. dos Outros dá um passo adiante em sua pesquisa, colocando em cena o questionamento de seus artistas em relação à iminência de um fracasso, de sua eficácia e relevância na sociedade atual.

A encenação confronta as dificuldades dos atores em lidar com complexos instrumentos musicais e histórias ficcionais e inacreditáveis de seus personagens. O texto baseia-se no linguajar rebuscado e específico, característico das histórias em quadrinhos do português José Carlos Fernandes e também das temáticas abordadas, dando o tom para a narrativa da peça, que não se define em tempo e espaço, dia e ano.

Imagens do presente se misturam a pequenas faíscas de um passado não muito distante, revelando turvas possibilidades de uma glória que se sabe que ficou para trás e afunda as personagens em um cotidiano ordinário. O público acompanha um pouco da rotina dessa banda dotada de poucos talentos, sem glamour e com suas dificuldades de lidarem com o mundo que os cerca, além, claro, da sua paixão incondicional pela música.

“Na encenação relacionamos essa tensão do iminente fracasso público dessa banda, formada por atores que tem de se virar para tocar instrumentos nunca antes praticados por nenhum deles, e de como isso acaba reverberando na construção do espetáculo: cenas que parecem sem continuidade, tempos esgarçados, músicas incompletas e transições distorcidas revelam a dificuldade dos atores de se resolverem musicalmente. A junção da exposição real dos atores lidando com os instrumentos e a exposição de fragmentos da vida dessas personagens, nada populares, indica que estamos falando da gente mesmo. Das nossas ânsias e pavores”, explica Carolina Bianchi.

A Pior Banda do Mundo estreou em novembro de 2012 e já realizou três temporadas na cidade de São Paulo, além de apresentações em outras cidades.

SERVIÇO
A Pior Banda Do Mundo – Cia. dos Outros
Data: 18 a 27 de julho de 2014 (sexta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô/ Estação Carioca
Gênero: Comédia
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes Caixa pagam meia.
Capacidade: 176 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Duração: 120 min
Classificação: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *