SESC TAUBATÉ oferece filmes da Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo para sua escolha

O Sesc Taubaté disponibiliza, na última semana do mês, títulos para que os interessados em cinema agendem o melhor dia e horário para vê-los. Para a escolha estão disponíveis infantis, infanto-juvenis, adultos e da Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo.

SESC TAUBATÉ-Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo-18JULHO2014-01 "Good Bye, Lenin!" BRD 2001 Daniel Brühl, ?, Michael Gwisdek (v.l.n.r.) SESC TAUBATÉ-Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo-18JULHO2014-03

A Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo traz um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha. Por meio de uma parceria entre o Sesc e o Goethe-Instituit, foram disponibilizados 10 filmes que configuram o recorte de um cinema articulado com as questões contemporâneas da sociedade ocidental e com dois temas de grande impacto na história do país: a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental com a unificação do país, revisitados por seus cineastas nas questões vivenciadas pelo homem comum.

A ação integra o calendário da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014, que tem o objetivo de ampliar e aprofundar as relações entre os dois países e incentivar novas parcerias.

Para que a sessão aconteça é necessário o mínimo de cinco pessoas. O agendamento deve ser feito pelo e-mail: assdecinema@taubate.sescsp.org.br ou pelo site: www.sescsp.org.br/taubate As exibições dos filmes podem ser agendadas para os dias 22 e 23, 25, 26, 27, 29 e 30.

Confira as sinopses dos filmes disponíveis:

INFANTIL
Kerity, a Mansão dos contos – França, 2009, ani, 80’
Natanael, de 7 anos, ainda não sabe ler. Uma velha e excêntrica tia deixa como herança uma mansão para os pais dele e a coleção de livros para o sobrinho. O menino descobre que os livros servem como esconderijo para todos os heróis da literatura infantil, que contam com ele para que os proteja. Mas se eles sumirem da biblioteca, as histórias também sumirão para sempre! Quando os pais de Natanael começam a vender os livros, ele, atormentado pela endiabrada bruxa Carabosse, enfrenta tudo e todos para salvar os pequeninos amigos.
Direção Dominique Monféry.

INFANTO-JUVENIL
Os Crocodilos, Alemanha – 2009, cor, 97’, Leg.
Hannes quer fazer parte de Os Crocodilos, uma gangue de crianças do bairro. Ele tem de aceitar um desafio, pondo em risco a sua vida, e então é salvo por Kai, que também quer ser um dos Crocodilos. O único problema é que Kai está numa cadeira de rodas. As crianças pensam que ele é apenas um “inválido”. Mas quando Kai é testemunha de um roubo, então é aceito pelos Crocodilos. Com essa ajuda eles querem resolver o caso e frustrar a gangue de ladrões.
Direção Cristian Ditter.

ADULTO
MOSTRA ENCONTRO COM O CINEMA ALEMÃO CONTEMPORÂNEO

A vida é um canteiro de obras – Alemanha, 1997, cor, 118’
A história toca em temas importantes na Alemanha em 1997 e que seguem atuais até hoje, como a questão do desemprego, da violência urbana, da perda ou da busca dos valores morais e a pressão do perigo de contrair o HIV.
Com Jürgem Vogel e Christiane Paul. Direção Wolfgang Becker. Indicação etária: 14 anos

Berlin is in Germany – Alemanha, 2010, cor, 99’.
Após um longo período de reclusão, que teve início ainda nos tempos da antiga RDA, Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada. Ele reencontra velhos companheiros e também sua mulher, que vive atualmente com o filho que ele nunca vira antes e um novo namorado. Involuntariamente, ele entra em conflito com a polícia, mas com a ajuda de sua mulher, consegue ser libertado e Martin tem uma segunda chance.
Com Jörg Schüttauf, Julia Jäger, Robin Becker. Direção: Hannes Stöhr. Indicação etária: 14 anos

Nenhum lugar para ir – Alemanha, 1999, cor, 100’
As últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, morta em 1992, narradas pelo filho – o cineasta Oskar Roehler. A escritora, aqui chamada Hanna Flanders, não consegue lidar nem com o próprio desenvolvimento pessoal nem com o desenvolvimento político responsável pela extinção RDA e a reunificação alemã. Direção: Oskar Roehler. Indicação etária: 14 anos

Adeus Lênin! – Alemanha, 2002, cor, 118’
Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. Quando ela desperta, em meados de 1990, sua cidade, Berlim Oriental, está sensivelmente modificada. Seu filho Alexander, temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa lhe prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos. Enquanto a Sra. Kerner permanece acamada, Alex não tem muitos problemas, mas quando ela deseja assistir à televisão ele precisa contar com a ajuda de um amigo diretor de vídeos.
Com Katrin Sab, Daniel Brühl, Chulpan Khamatova, Florian Lukas. Direção Wolfgang Becker. Indicação etária: 14 anos

Sonnenallee – Alemanha, 1999, cor, 101
Um grupo de jovens cresceram na pequena e estranha Alameda do Sol (Sonnenalle), em Berlin, ao lado de uma das poucas passagens da fronteira entre o Oriente e o Ocidente, reservados para os cidadãos alemães. Muitos absurdos se vivem num local como este, revelando a vida cotidiana dos dois lados.
Com Alexander Scheer, Alexander Beyer, Robert Stadlober. Direção Leander HauBmann. Indicação etária: 14 anos

4 dias em maio – Rússia/Alemanha/Ucrânia, 2011, cor, 97’
Um grupo de exploradores soviéticos ocupa uma quinta na Alemanha do Norte, que se tinha tornado numa Casa da Criança.
Depois de perder o filho, um Capitão russo faz amizade com um menino alemão, e uma menina alemã apaixona-se por um operador de rádio russo… Não sabiam que tinham pela frente perfídia, traição e a última batalha que transforma os amigos em inimigos.
Com Pavel Venzel, Alexey Guskov, Ivan Schvedov, Andrey Merzlikin, Serguei Legostaev, Maksim Kovalevsky, entre outros. Direção Achim von Borries. Indicação etária: 14 anos

Yella – Alemanha, 2007, cor, 89’
Divorciada e sem perspectiva de evolução na carreira, Yella Fichte vai para outra cidade tentar a vida. Lá conhece Philipp e torna-se sua assistente. Mas seu passado volta a atormentá-la.
Com Nina Hoos, Hinnerk Schönemann. Direção Christian Petzold. Indicação etária: 14 anos

Bem-vindo à Alemanha – Alemanha, 2011, doc, 60’
Depois da II Guerra Mundial a Alemanha necessitava de mão de obra estrangeira para sua reconstrução e crescimento posterior. Isso fez com que muitos fossem à Alemanha em busca de melhor sorte.
Com Aliya Artuc, Avcan Vardar, Demet Gül, Kaan Aydogdu, Lialy Huser, Rafael Koussouris, Siir Eloglu, Vedat Erincin. Direção Yasemin Amdereli. Indicação etária: 14 anos

Todos os outros – Alemanha, 2008, cor, 119’
Conta a história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades no inicio dos, que tenta desfrutar suas férias isolando-se a dois. O casal esta na casa de veraneio dos pais de Chris, na Sardenha, para onde foram a fim de fugir dos problemas não resolvidos em sua morada habitual. Dentro da casa tudo é igual ao lar na Alemanha, por isso os dois preferem passar suas horas na piscina, entregando-se a brincadeiras e pueris e fugindo de vizinhos inconvenientes – Um casal que, longe de todos os outros, mantém os sues rituais. Só não conseguem fugir um do outro.
Direção Maren Ade. Indicação etária: 14 anos

O que permanece – Alemanha, 2012, cor, 88’
Um universo aparentemente intacto, um fim de semana prolongado no verão- depois disso, nada mais será como antes. Günter e Gitte vivem numa luxuosa casa cercada pela natureza e aguardam ansiosos pela visita de seu filho Marko, que virá de Berlin trazendo consigo o neto Zowie. Os filhos se deram bem na vida: Marko parece engatinhar uma carreira como escritor e seu irmão Jakob tem moderno consultório odontológico na cidade. Aparentemente tudo está em ordem- até o momento que Gitte, que já sofre de depressão há vários anos, comenta estar curada e que deixou de tomar os medicamentos. Os demais veem nisso uma ameaça aos seus interesses. A fachada da família supostamente intacta cai por terra e a avó desaparece.
Direção Hans-Christian Schmid. Indicação etária: 14 anos

SERVIÇO
Evento: SESC TAUBATÉ oferece filmes da Mostra Encontro com o Cinema Alemão Contemporâneo para sua escolha
Data: De 22 e 23, 25, 26, 27, 29 e 30 – datas para agendamento
Local: Sesc Taubaté.
Endereço: Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha.
Classificação etária: consultar programação acima
O agendamento deve ser feito pelo e-mail: assdecinema@taubate.sescsp.org.br ou pelo site: www.sescsp.org.br/taubate
Informações para o público: (12) 3634-4000
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *