Crítica do filme Como Treinar o Seu Dragão 2

How to Train Your Dragon 2-Official Poster Banner PROMO XXLG-10ABRIL2014Como Treinar o Seu Dragão 2
Direção.: Dean DeBlois
Roteiro.: Dean DeBlois, Cressida Cowell (livro)
Gênero.: Animação, Ação, Aventura 
Distribuidora.: Fox Filmes
Elenco.: Jay Baruchel, Cate Blanchett, Gerard Butler, Craig Ferguson, America Ferrera, Jonah Hill, Christopher Mintz-Plasse e mais.

Avaliação
(6/10)
Estrelas_v2014_cinza_03

Depois do sucesso nas bilheterias mundiais no ano de 2010, uma continuação para excelente animação Como Treinar o Seu Dragão se tornou quase que inevitável. Baseado no segundo livro da extensa franquia criada pela escritora Cressida Cowell, a animação Como Treinar o Seu Dragão 2 produzida pelo estúdios da DreamWorks traz novamente uma eletrizante aventura com nossos amados personagens Soluço e Banguela, que dessa vez deixam de lado os treinamento e a falta de confiança enfrentam o perigoso Drago Bludvist , que deseja controlar todos os dragões existentes.

HOW TO TRAIN YOUR DRAGON 2-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-18MARCO2014-01

A DreamWorks tem como prioridade em suas produções, quase que sempre, priorizar não apenas seus personagens mas todo o universo que o cerca, criando dessa forma ambientações e mundos maravilhosos. Como Treinar o Seu Dragão 2 consegue apresentar exatamente isso, se sustentando em um universo místico de vikings e dragões, a animação mergulha ainda mais fundo conseguindo facilmente superar o primeiro longa neste quesito. Outro ponto positivo para toda trama é a forma com que a produção consegue apresentar seus personagens, sempre usando e abusando do humor (mas sem deixar o tom maduro de lado) e descontração, se sustentando em uma construção perfeita para atende todos os públicos. Mesmo focando seus esforços em trazer uma ambientação muito boa, e ainda com dramas familiares bastante atuais, a animação consegue ainda desenvolver muito bem tanto os protagonistas como seus personagens secundários, nos jogando a todo momento em uma fascinante historia que além de aprendizado, superação, deixa uma ótima mensagem de tolerância entre as diferentes especies existentes no planeta, o que faz menção claramente as diferenças cada vez mais presentes nos tempos atuais.

Com roteiro escrito por Dean DeBlois, o mesmo do primeiro longa, a trama se desenrola após cinco anos dos eventos anteriores, aonde após convencer os habitantes de seu vilarejo que os dragões não devem ser combatidos, Soluço (voz de Jay Baruchel) convive com seu dragão, o temido Fúria da Noite, e estes animais integraram pacificamente a rotina dos moradores da ilha de Berk. Dessa vez os nosso amigos voadores não ficam mais presos em uma só ilha, como no primeiro longa. Entre viagens pelos céus e todo hemisfério norte e ainda corridas de dragões, Soluço descobre uma caverna secreta, onde centenas de novos dragões vivem. O local é protegido por Valka (voz de Cate Blanchett), personagem chave nesta nova aventura. Juntos, eles precisarão proteger o mundo que conhecem do perigoso Drago Bludvist (Djimon Hounson), que deseja controlar todos os dragões existentes. Em meio a tantos novos acontecimentos, o longa consegue conduzir de forma bastante interessante, sem perder em nenhum momento o tom de aventura e descobrimento, uma trama mais maduro com seus momentos de tons emocionais com cargas dramáticas satisfatórias para linguagem empregada na animação.

How-to-Train-Your-Dragon-2-Official-Poster-Banner-PROMO-27JANEIRO2014-09

Dirigindo à segunda parte da franquia está o canadense Dean DeBlois, que começou sua carreira no cargo de realizador com outro grande sucesso infantil, “Lilo & Stitch” de 2002 – além de trabalhar em diversos departamentos. Um dos pontos que ajuda muito sua direção é a forma como consegue ambientar seu público e prender sua atenção não apenas na trama principal, mas usando e abusando de uma linguagem muito empolgante em toda projeção. Sendo conduzido por um trilha sonora muito agradável, com músicas que empurram ainda mais toda projeção, tais como “Where No One Goes” de Jon Thor Birgisson, “For the Dancing and the Dreaming” de Shane MacGowan

Dean DeBlois que havia feito parceria com Chris Sanders no primeiro longa, dessa vez assume sozinho a responsabilidade de seguir com a franquia e não decepciona em nenhum momento, sabendo misturar os dramas familiares (sua marca presente também em “Lilo & Stitch”) com momentos que necessitam ser mais engraçados, se utilizando do perfil de diversos personagens já existentes na trama.

How to Train Your Dragon 2-Official Poster Banner PROMO-27JANEIRO2014-08

Após 4 anos do primeiro longa, vemos que a DreamWorks, traz uma nova roupagem e novos traços para a animação, remodulando quase todos os dragões e personagens, o que em alguns momentos se tornou válido e outros prejudicou muito. O personagem do Banguela, ganhou um novo visual, e acabou em alguns momentos não tendo uma proporção como a do primeiro longa, aparentando em alguns momentos um dragão muito menor do que ele era ou deveria ser, com a passagem de anos na história, porém no geral a repaginada no visual, teve um aproveitamento satisfatório e traz uma nova cara para o longa.

Como Treinar o Seu Dragão 2, chega aos cinemas brasileiros, trazendo novamente uma aventura épica, que visa o entretenimento de toda a família, além de continuar a saga do menino “Soluço”, que conquistou o coração dos adoradores dos Vikings.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *