Artistas independentes integram programação especial do Ballet Jovem Palácio das Artes

Com a proposta de estreitar as relações com o universo da dança profissional, a Fundação Clóvis Salgado realiza a primeira edição do Ballet Jovem Convida, com o Ballet Jovem Palácio das Artes (BJPA). A iniciativa conta com a apresentação da coreografia No Evento de Uma Súbita Perda, que estrou na Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, com coreografia do português André Mesquita e a participação dos bailarinos profissionais convidados Cibele MaiaJúnio NeryJoelma Barros e Pedro Romero, em trabalhos solos.

O projeto dialoga com a proposta do Ballet Jovem de promover a formação de novos bailarinos e estabelecer vivências em que eles possam compreender diversos segmentos da dança. Nesta edição, o projeto se baseia em colocar o BJPA em contato direto com profissionais independentes da dança para entender qual a realidade daqueles que fazem parte de companhias independentes.

A promoção desta primeira edição do Ballet Jovem Convida surgiu do desejo da direção do BJPA de proporcionar aos seus bailarinos uma aproximação com artistas independentes da cena de Belo Horizonte. A princípio, as coreografias autorais seriam apresentadas sem qualquer elo. Coincidentemente, ao apresentarem suas propostas, os artistas perceberam equivalências, sensações, similaridades e universalidades em seus discursos. O que eram quatro obras fragmentadas tornaram-se uma linha interligada.

Terapia para o Coração, de Pedro Romero; Pós, de Joelma Barros; Monumento – Primeiro estudo sobre legado, concepção coreográfica, de Cibele Maia; e Feito, de Júnio Nery, integram o programa de apresentações. “Cibele ao oferecer sua ruína a esta batalha de transmitir através do corpo privado tudo aquilo que nele é perecível; Júnio ao apresentar sua condição de dança as vezes que nenhuma, nesta hora presente mais forte que nunca; Pedro fechando um ciclo com a dança, oferecendo coluna, coração, carne e fraquezas e Joelma após o acontecimento. Cada um vivencia, também, de um modo singular, os efeitos posteriores”, destacam os bailarinos.

SERVIÇO
Ballet Jovem Convida e Workshop Ballet Jovem Palácio das Artes
Data: 14 e 15 de junho
Horário: Workshop BJPA – 16h l Ballet Jovem Convida – 20h
Local: Espaço Cultural Ambiente
Endereço: Rua Grão Pará, 185, Sta. Efigênia
Entrada Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *