Programa de Extensão da Fundação Clóvis Salgado oferece vagas para curso de Introdução à História Oral

Estudantes ou graduados em Ciências Humanas e pesquisadores podem se inscrever no curso Introdução à História Oral, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado, por meio da Diretoria de Ensino e Extensão /Gerência de Pesquisa e Extensão. A atividade propõe o estudo de uma metodologia para a análise de entrevistas e também contempla professores do ciclo básico da educação e interessados em estudos humanos.

Ministrado pelos pesquisadores Gabriel Amato e Natália Cristina Batista, o curso aborda técnicas para a criação de fontes históricas por meio de entrevistas e análises de discurso. Além disso, a atividade, realizada em parceria com o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, propõe debates da história oral, tanto em uma perspectiva histórica como teórico-metodológica. Discussões sobre memória, identidade, imaginário e narrativa integram a ementa da atividade.

No total, a FCS disponibilizou 120 vagas para o primeiro semestre do ano. Outros dois cursos, com inscrições já encerradas, integram a grade do Programa de Extensão. Ícones da Música Ocidental  Séculos XIX e XX, com aulas durante os meses de abril e maio, e Quadrinhos, Linguagem e História, ministrado de 15 de abril a 27 de maio. Todas as atividades são voltadas para professores das redes pública e particular, estudantes de Ciências Humanas e demais interessados.

Segundo a gerente de Pesquisa e Extensão da FCS, Lúcia Ferreira, os cursos foram planejados para atender a uma demanda crescente de professores que têm procurado a Fundação Clóvis Salgado para trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula. “Temos planejado uma série de atividades que visam nutrir todos os participantes dos cursos com a possibilidade de utilização de diferentes ferramentas para a ampliação das práticas educativas”, aponta.

Artes Cênicas – Com grande procura em 2013, o curso Improvisação para o Teatro abrirá inscrições a partir do segundo semestre deste ano, também com inscrições gratuitas. A atividade será ministrada pelos professores do Centro de Formação Artística, Cefar, Marina Miranda, Danilo Curtiss e Jacyara Araújo.

SERVIÇO
Introdução à História Oral, com Gabriel Amato e Natália Batista
Local: Sala de Vídeo (Próxima à Portaria Cultural)
Período: 8 de maio a 5 de junho (quintas-feiras)
Horário: 14h às 17h40
Período de inscrições: 7 a 25 de abril / Vagas: 40
Informações para o público: (31) 3239-7322

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *