“Sacco e Vanzetti” ganha primeira montagem brasileira no Armazém da Utopia

A Cia Ensaio Aberto estreia o espetáculo SACCO E VANZETTI, de Maurício Kartun, pela primeira vez no Brasil. O espetáculo que estreia dia 12 de abril, 21h, faz parte da Exposição: O GOLPE – 50 ANOS DEPOIS, também em cartaz no Armazém da Utopia, ocupado há 3 anos pela Companhia.

Sob direção de Luiz Fernando Lobo e espaço cenográfico de J.C. Serroni, a encenação parte do célebre caso de Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, sapateiro e peixeiro, imigrantes italianos, acusados e condenados injustamente por assassinato, em 1927, nos Estados Unidos.

A dramaturgia tem como ponto de partida o texto Sacco y Vanzetti do argentino Mauricio Kartun, do livro homônimo editado por John Davis e da farta documentação que existe sobre o julgamento histórico. Este foi considerado o “julgamento do século” e suscitou uma enorme repulsa internacional e uma campanha de defesa que se converteu em símbolo de uma luta internacional por justiça, igualdade e liberdade.

“O caso Sacco e Vanzetti revelou toda a anatomia de vida nos Estados Unidos, com todas as classes e pontos de vista e todas as suas relações, isso colocou todo questionamento fundamental de nosso sistema político e social.” Disse Edmundo Wilson.

Nas décadas que se seguiram desde que Sacco e Vanzetti morreram na cadeira elétrica, o caso continuou ressoando. Em diversas etapas da história serviu para saber que a natureza da repressão e da luta seguem, em essência, sendo a mesma.

Temor vermelho, temor amarelo, temor muçulmano. Judeus, árabes, italianos, orientais, muçulmanos. Demonizar o outro e criar um clima propício para a perseguição. Terrorismo como política de Estado. No lugar do Estado garantidor de direitos, o Estado violador de direitos. Dois homens que se definiam a si mesmos como sendo “um bom sapateiro e um pobre vendedor ambulante de peixe”, que morreram pelas suas crenças. A crença de que podiam criar um mundo livre de pobreza e exploração. A crença de que um outro mundo é possível.

SERVIÇO
Sacco e Vanzetti
Temporada: De 12 de abril até 25 de maio de 2014
Estreia: 12 de abril de 2014
Horário: Quinta, sexta e sábado 21h / Domingo 20h
Local: Armazém da Utopia
Endereço: Av. Rodrigues Alves,  Armazém 6 – Cais do Porto
Bilheteria Funcionamento: De quarta a domingo.
Horários bilheteria: Quarta – feira: Das 14 às 18h,  Quinta a sábado: Das 14 às 21h e Domingos: 14 às 20h.
Terá venda também no Ingresso.com
Preço: R$ 40,00 Inteira / R$ 20,00 Meia
Classificação: 12 anos
Gênero: Teatro Documentário
Duração: 90 min.
Capacidade: 194 lugares
Tel: 2253-8726 /2516-4857

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *