Óperas de grandes compositores abrem temporada 2014 da série Concertos no Parque

A Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais recebem o regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sílvio Viegas, para a abertura da temporada 2014 da série Concertos no Parque. O concerto é voltado, principalmente, para a música coral e mescla trechos de óperas de grandes compositores, como Bizet Carlos Gomes, e peças que marcaram época no repertório sacro, como os trabalhos de Mozart e Rossini. O programa conta, ainda, com composições dos russos Tchaikovsky e Borodin.

A presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, ressalta a importância dessa iniciativa que atende às diretrizes da FCS para a democratização da arte e da cultura. “Essa iniciativa é uma das mais efetivas que temos para a promoção do acesso à arte e à cultura. No ano passado, por exemplo, foram realizadas 11 apresentações que atraíram mais de 26 mil pessoas. Por isso, na abertura da temporada, apostamos em um repertório variado”, aponta.

As obras interpretadas pelos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado fazem um recorte das características mais marcantes de cada uma das óperas. Em Carmen, do francês Georges Bizet, o público vai ouvir a famosa abertura e o Ato IV, com o coro de início da tourada. A ópera inseriu elementos exóticos da Espanha a uma arte que estava ligada principalmente à Itália e à Áustria.

O repertório sacro ganha destaque com as peças Ave Verum Corpus, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e Amem do Stabat Mater, do italiano Gioacchino Rossini. A polifonia é uma das principais marcas da obra de Mozart, que reúne pequenos coros interpretando diferentes trechos da peça, composta para as comemorações de Corpus Christi. Já em Rossini, a fuga a quatro vozes revela o talento do italiano para a composição sacra.

SERVIÇO
Série Concertos no Parque
Data: 13 de abril
Horário: 10h
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Classificação: Livre
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *