Fundação Clóvis Salgado inicia o Programa de Extensão 2014 com a palestra Influência africana na música das Américas

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Extensão, promove durante o primeiro semestre deste ano, uma série de ações gratuitas voltados para a expansão do conhecimento artístico. A primeira atividade é a palestra A Influência Africana na Música Popular das Américas, ministrada pelo maestro e arranjador da Big Band do Palácio das Artes, o cubano Nestor Lombida, na próxima quarta-feira, 26. Outros três cursos serão oferecidos até junho desse ano, em parceria com profissionais da UFMG, totalizando 120 vagas disponíveis. Podem se inscrever professores das redes pública e particular, estudantes de Ciências Humanas e demais interessados em conhecer história e aplicação artística no ensino.

Em sua palestra, o maestro Nestor Lombida fala sobre os laços histórico-culturais que unem África e América, atividade voltada para todos os públicos e que destaca a forte presença da cultura dos povos africanos na formação da identidade musical da região. Com exemplos de blues, jazz, rock’n’roll, funk, e até o samba brasileiro, o maestro explica como os estilos musicais africanos contribuíram para a formação da identidade sonora das nações compõem o continente.

As atividades musicais continuam com o curso Ícones da Música Ocidental – Séculos XIX e XX, com inscrições abertas até 24 de março. O compositor e professor do Centro de Formação Artística da FCS, Cefar, Andersen Viana, faz uma análise dos grandes expoentes que colaboraram para a história da música. Os participantes conhecerão a importância dos trabalhos de Ludwig Von BeethovenGeorges BizetRuggero LeoncavalloAndrew Lloyd Webber, entre  outros. O curso tem início em 2 de abril. Ao fim da atividade, os alunos produzirão um ensaio sobre as peças analisadas.

História em Foco – Em abril, também será oferecido o curso Quadrinhos, Linguagem e História, iniciativa que conta com a parceria do Grupo de Estudos e Trabalho em História e Linguagem da UFMG. Ministrada pelo professor Márcio dos Santos Rodrigues, a atividade é um estímulo para que os educadores possam compreender a linguagem das HQ’s e utilizá-las em sala de aula como mais uma opção para o ensino. O prazo final para inscrições é 31 de março.

E, para os interessados nos estudos sobre ciências humanas, o curso Introdução à História Oral, ministrado pelos pesquisadores Gabriel Amato e Natália Cristina Batista, conta com a parceria do Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, encerra o semestre de Extensão da FCS. A proposta é promover um workshop para os interessados em entender as técnicas para a criação de fontes históricas por meio de entrevistas e análises de discurso. O período de inscrições vai de 7 a 25 de abril.

A Presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, destaca que essa iniciativa de oferecer diversos cursos gratuitos reforça as diretrizes da instituição na busca pela pluralização da arte e do conhecimento. Ao mesmo tempo, estas ações visam aproximar o público das atividades oferecidas pela FCS. “Além de ampliarem o conhecimento artístico, os cursos são uma oportunidade de conhecer as políticas de fomento e incentivo à cultura promovidas pela Fundação Clóvis Salgado”, explica

Segundo a gerente de Pesquisa e Extensão da FCS, Lúcia Ferreira, as atividades foram planejadas para atender a uma demanda crescente de professores, das redes pública e privada, que têm procurado a diretoria para trabalhar a multidisciplinaridade em sala de aula. “Temos planejado uma série de atividades que vão nutrir todos os participantes do cursos com a possibilidade de utilização de diferentes ferramentas para a ampliação das práticas educativas”, aponta.

Artes Cênicas – Com grande procura em 2013, o curso Improvisação para o Teatro abrirá inscrições a partir do segundo semestre deste ano, também com inscrições gratuitas. A atividade será ministrada pelos professores do Centro de Formação Artística, Cefar, Marina Miranda, Danilo Curtiss e Jacyara Araújo.

SERVIÇO
Palestra: A Influência Africana na Música Popular das Américas
Ministrante: Maestro Nestor Lombida
Local: Sala Juvenal Dias
Data: 26 de março
Horário: 19h30
Entrada: Gratuita (sujeita à lotação do espaço)

Curso: Ícones da Música Ocidental – Séculos XIX e XX
Ministrante: Andersen Viana
Local: Sala de Vídeo
Período de realização: 02 de abril a 28 de maio (segundas e quartas feiras)
Horário: 19h às 21h30
Vagas: 40
Período de inscrições: 10 a 24 de março

Curso: Quadrinhos, Linguagem e História
Ministrante: Márcio dos Santos Rodrigues
Local: Sala de Vídeo (Próxima à Portaria Cultural)
Período: 15 de abril a 27 de maio (às terças-feiras)
Horário: 19h às 22h
Vagas: 40
Período de inscrições: 17 a 31 de março

Curso: Introdução à História Oral
Ministrantes: Gabriel Amato e Natália Cristina Batista
Local: Sala de Vídeo (Próxima à Portaria Cultural)
Período: 8 de maio a 5 de junho (às quintas-feiras)
Horário: 14 às 17h40
Vagas: 40
Período de inscrições: 7 a 25 de abril

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *