Confira a crítica do filme Tudo por Justiça

Out Of The Furnace-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-25SETEMBRO2013-08Tudo por Justiça (Out Of The Furnace)
Direção.: Scott Cooper
Roteiro.: Brad Ingelsby, Scott Cooper
Gênero.: Crime, Drama, Thriller
Distribuidora.: Imagem Filmes
Elenco.: Christian Bale, Casey Affleck, Zoe Saldana, Woody Harrelson, Dendrie Taylor.
Sinopse.: Russel (Christian Bale) e Rodney (Casey Affleck) são dois irmãos muito unidos. Russel vive com Lena (Zoe Saldanha) até se envolver em um crime e acabar atrás das grades. Após ser libertado ele recebe a noticia do assassinato do seu irmão. Agora ele deverá escolher entre sua liberdade ou seu desejo de justiça.

Avaliação.: (4/10) Recanto-Adormecido-2.0-Estrelas-F.CINZA-v.01

Sem chamar muita atenção nos cinemas norte-americanos, devido a sua data de estreia original em Dezembro/2013, mês concorrido com diversas grande produções, o drama criminal TUDO POR JUSTIÇA aborda uma realista e coesa história sobre vingança. Tema o qual é altamente abordado em filmes do gênero criminal, e que, quando bem apresentado costuma dar bons frutos. Com um roteiro extremamente focado no drama familiar financeiro, o longa se sustenta pelas construções bem feitas de seus personagens, conseguindo dessa forma atrair a atenção de excelentes atores no trio de protagonistas, e ainda com um elenco de apoio de extrema qualidade.

Escrito e também dirigido por Scott Cooper, esta é a segunda produção do cineasta que estreou em 2009 no cargo com o ótimo ‘Coração Louco’, longa que rendeu o ®Oscar de Melhor Ator para Jeff Bridges. Dessa vez, ele contou com a parceria de Brad Ingelsby para desenvolver essa trama, a qual retrata uma América bastante contemporânea.

Out-Of-The-Furnace-Official-Poster-Banner-PROMO-PHOTOS-25SETEMBRO2013-07

Com uma visão sombria do período industrial, o longa é ambientando em uma pequena cidade aonde boa parte da população ativa masculina trabalha em uma usina, que recentemente vem passando sérios problemas financeiros devido à concorrência chinesa. Russell Baze, vivido por Christian Bale, é um típico cidadão comum, que por mais boa vontade que tenha em fazer a coisa certa, sempre é jogado em situações adversas. Além de ser um trabalhador esforçado, tentando ser o mais responsável possível, e cuidar de seu pai em estado terminal, ele ainda encontra tempo de ter um relacionamento promissor com Lena (Zoe Saldana). Neste ambiente que ele é confrontando com um inesperado acidente, que o faz sua vida “desabar” literalmente. Este acontecimento, fundamental para trama, além de ser  pouco explorado ficou totalmente de lado ao decorrer do filme, pouco sendo explicado sobre o ocorrido. A partir desse ponto que a vida da família Baze muda completamente, como muitos dizem, “toda família possui sua ovelha negra”, nesta não podia ser diferente. É dessa forma, que somos apresentados ao irmão mais novo de Bazer, Rodney Baze Jr. (Casey Affleck), que lutou na Guerra do Iraque.

Apesar de ser ponta chave neste roteiro o personagem vivido pelo ator Casey Affleck, que vem crescente com projetos maduros ao longo de sua carreira, não recebe a devida atenção em sua construção servindo apenas de ponta para todos os acontecimentos ao desenrolar do roteiro. Rodney Baze Jr. apesar de passar por uma crise psicológica devido seu tempo no exercito, toda sua história e drama pessoal é tratada de forma superficial, o que dessa forma distancia o público do personagem. Diferentemente de Bazer, que boa parte da trama inicial o acompanha em toda sua rotina.

Out Of The Furnace-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-25SETEMBRO2013-06

Muitas são as produções que se arriscam com o tema de vinganças familiares, aonde sempre tentam abordar esse tema de diversos pontos de vistas, mas não é o que vemos neste filme. Muitos momentos durante a trama, somos deparados com o cotidiano de um cidadão do interior que tenta descobrir o paradeiro de seu irmão. Algo que vem sendo muito explorado nos cinemas, nos últimos anos, cotidiano de determinadas pessoas, algo que deixa o filme monótono e sem muito brilhantismo.

De todos os personagens, o mais bem construídos é o de Harlan DeGroat, que conta ainda com uma atuação convincente de Woody Harrelson. Ator que vem a cada dia ganhando mais espaço, aonde podemos ver a cada novo projeto sua entrega total para os personagens, como o seu mais recente trabalho a série televisiva ‘True Detective’. DeGroat é o típico vilão que você não desejaria encontrar na rua, por sua frieza e extrema brutalidade. Fica nítido tanto nos trejeitos criados pelo ator, até mesmo em sua entonação de voz, que ao ver esse criminoso confrontar 

A direção de Scott Cooper segue a linha da trama, ditando ainda mais um ritmo lento de cotidiano de seus personagens, com planos parados sem muito movimento. Além de não trazer muita criatividade em cenas e utilizando-se de planos simples e casuais, que já estamos cansados de ver em diversas produções. Dessa forma, consegue ainda mais tornar o filme lento e sem muitos acontecimentos e sem emoções, aonde se sustenta apenas em um elenco de peso, que tenta conduzir com ótimas atuações um roteiro simples e sem muitos acontecimentos.

Out-Of-The-Furnace-Official-Poster-Banner-PROMO-PHOTOS-25SETEMBRO2013-09

Tudo por Justiça, sem dúvida é um filme destinado para um espectador que gosta de boas atuações, mas não se importa muito com um roteiro bem trabalhado, tendo em vista que o grande problemas dessa produção, fica para o roteiro que não traz nada de novo, apenas um história batida e cansativa de assistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *