TONY BERCHMANS apresenta no SESI DE MARÍLIA, no dia 23, seu projeto autoral “CINEPIANO”

No dia 23 de março, o compositor, produtor musical e pianista TONY BERCHMANS apresenta o seu projeto autoral mais audacioso, o CINEPIANO, às 20h, no Sesi de Marília. 

TONY BERCHMANS-Cinepiano-PROMO PHOTO-19MARCO2014

Com um olhar inovador, o artista resgata a magia do cinema mudo, acompanhando ao vivo filmes consagrados, numa performance contemporânea ao piano solo. Em Marília pela primeira vez, Tony irá acompanhar ao vivo os clássicos “Cops” (1922) de Buster Keaton e “Vida de Cachorro” (A Dog’s Life, 1918) de Charlie Chaplin, além de um filme surpresa.

Apesar da incontestável importância da música na conjunto da narrativa fílmica, pouquíssimas atividades que exploram a trilha sonora são realizadas no Brasil. Como a composição de música para cinema é uma arte única, muito peculiar e exercitada com sucesso por poucos músicos, ela se torna matéria rara em shows, palestras, e eventos em geral.

Filmes recentes de grande repercussão como “O Artista” e “A Invenção de Hugo Cabret” – com 5 ®Oscars cada, e o espanhol “Blancanieves” tem representado uma onda de redescoberta do encanto do cinema mudo, em que apenas a música apoia a narrativa.

Improvisar trilha sonora ao vivo com eficiência dramática e alto nível de qualidade musical é um trabalho muito específico, que demanda um conjunto muito complexo de habilidades artísticas: conhecimento histórico do cinema mudo, técnica pianística apurada para os estilos de época, improvisação e técnicas de descrição e pontuação musical, etc. A montagem de um espetáculo com esse perfil é de grande significância artística, já que expõe ao expectador a mais fundamental forma de criação musical para cinema – composição e reprodução de trilha ao vivo – e certamente gera grande interesse tanto dos profissionais do cinema, como do grande público leigo.

FORMATO

O CINEPIANO é uma apresentação versátil e dinâmica. São apresentados filmes de forte apelo popular como os clássicos da primeira fase de Chaplin e O Gordo e O Magro. As projeções utilizam cópias em película 16mm, além de projetor profissional de cinema. É indispensável também o uso de piano acústico. Tudo para enriquecer a experiência do público.

O Diagrama de Palco é de fácil adaptação aos variados estilos de teatros e espaços em que o espetáculo pode se realizar, desde grandes teatros, cinemas ou mesmo áreas abertas adequadas para projeções cinematográficas.

SOBRE TONY BERCHMANS CANTO

Tony é autor do livro “A Música do Filme – Tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema”. Compositor, Produtor musical, Engenheiro pós-graduado em Comunicação pela ESPM-SP, desde 1992 trabalha no mercado de produção fonográfica, coordenando, compondo e produzindo som para rádio, tv, cinema, internet em centenas de projetos. Vem atuando desde 2001 na Sound Design, produtora especializada em fonogramas publicitários, tendo criado e produzido para clientes como GM, Kodak, Microsoft, Philips, Telefônica, Johnson&Johnson, Unilever, Procter&Gamble, Fiat, Itaú, Volkswagen, NET, entre centenas de outros.

Foi curador do “Música em Cena –1º Encontro Internacional de Música de Cinema”, realizado em Maio de 2007 no Rio de Janeiro, evento inédito, que trouxe ao Brasil lendas da música de cinema como Ennio Morricone e Gustavo Santaolalla, entre dezenas de outros. Frequentemente participa de festivais e concertos de música de cinema nos EUA, Espanha, Bélgica e Brasil, profere palestras e ministra cursos em instituições como PUC/SP, ESPM, FAAP, Anhembi-Morumbi, MIS-SP e SESC, e escreve para sites e revistas.

Também sobre o tema, produziu e apresentou o programa “Cena Sonora”, na rádio FAAP/SP. Em 2010 iniciou seu projeto CINEPIANO.

SERVIÇO
Evento: TONY BERCHMANS apresenta no SESI DE MARÍLIA, no dia 23, seu projeto autoral “CINEPIANO”
Data: 22/03 – Sábado | Horário: 20h
Local: SESI MARILIA
Endereço: Av João Ramalho, 1306 – Parque São Jorge Marília
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$ 20 (entrada inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações para o público: (14) 3417-4500
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *