ANCINE lança editais de incentivo à coprodução com Argentina e Uruguai

A ANCINE abre nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, as inscrições para dois editais de coprodução com a Argentina e o Uruguai. No total será investido, nas moedas locais, o equivalente a 1,3 milhão de dólares, pela ANCINE, pelo INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales, e pelo ICAU – Instituto do Cinema e do Audiovisual.

ANCINE-2013-Informe-PROMO PHOTOS-20JANEIRO2014

Os editais preveem concursos para a concessão de apoio financeiro a projetos de produção de longas-metragens dos gêneros ficção, documentário ou animação, cujas filmagens ainda não tenham sido iniciadas até a data de abertura das inscrições. No Brasil, concorrem os projetos apresentados por produtoras brasileiras que participem na condição de coprodutoras minoritárias. Os projetos de coprodução que tenham participação majoritária brasileira devem ser apresentados pelos sócios locais na Argentina e no Uruguai.

É o quarto ano consecutivo que a ANCINE lança editais de coprodução com os dois países sul-americanos. O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, ressaltou a importância da continuidade da iniciativa:

“A parceria estabelecida entre a ANCINE e os institutos de cinema da Argentina e Uruguai tem mandado um sinal firme de consistência para os produtores dos três países, que cada vez mais se articulam para trabalhar em conjunto. Os números dos filmes coproduzidos entre o Brasil e esses dois países aumentam ano a ano, comprovando que estes hoje não se limitam apenas aos contemplados pelos editais, mas todos aqueles que realizam contatos a partir do impulso para se inscrever neles”.

Por meio do edital com a Argentina serão selecionados dois projetos de coprodução majoritariamente brasileiros e dois projetos majoritariamente argentinos. Cada projeto selecionado receberá, em moeda local, recursos no valor correspondente a 250 mil dólares. As inscrições na Argentina devem ser feitas pelo INCAA – Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales.

Já o concurso relativo ao Uruguai contemplará dois projetos, um majoritário de cada país, e cada um deles vai receber o equivalente a 150 mil dólares. No Uruguai, as inscrições de projetos majoritariamente brasileiros devem ser apresentados ao ICAU – Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai.

O lançamento dos editais vai ao encontro da competência legal da agência no que diz respeito a articular-se com órgãos e entidades voltados ao fomento da produção, da programação e da distribuição de obras cinematográficas e videofonográficas dos Estados membros do Mercosul.

O prazo de inscrição para os dois editais se encerra no dia 15 de abril de 2014. Os proponentes devem encaminhar os projetos em envelope lacrado, por portador ou serviço de encomenda expressa para o endereço do Escritório Central da ANCINE. Os regulamentos dos concursos, os formulários e a documentação necessária para a inscrição podem ser consultados nos links abaixo para os editais e seus anexos.

Edital de coprodução Brasil-Argentina 2014

Anexo I – Requerimento de Inscrição

Anexo II – Termo de Concessão

Anexo III – Documentação Brasil-Argentina

Anexo IV – Documentação de Reconhecimento Prévio

Cronograma Brasil-Argentina 

Edital de Coprodução Brasil-Uruguai 2014

Anexo I – Requerimento de Inscrição

Anexo II – Termo de Concessão

Anexo III – Documentação de Reconhecimento Prévio

Cronograma Brasil-Uruguai 

Para mais informações:

Agência Nacional do Cinema – Assessoria de Comunicação
Avenida Graça Aranha 35, Centro – Rio de Janeiro – 20030-002
Tel: (21) 3037-6003/6357

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *