Moleque de Rua lança portal com seus 30 anos de história

No próximo dia 14 de março (sexta-feira), o grupo Moleque de Rua lança seu novo portal, um registro histórico sistematizado e acessível de toda a sua história e trajetória musical, por meio de textos, inserções na mídia, discografia, fotos, clipes e shows. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal.

Idealizado pelo guitarrista e compositor José Carlos Ferreira, o Duda, o Moleque de Rua começou nos anos 80 e ganhou centenas de fãs brasileiros e estrangeiros, por seu perfil pioneiro. O trabalho valorizou a formação musical, em alguns casos, de caráter profissionalizante, de garotos do bairro Vila Santa Catarina, zona sul de São Paulo.

“Foi a primeira banda a ousar com uma fusão de samba com rock pauleira, a pioneira em inventar instrumentos que enfatizavam o uso de latas, panelas, frigideiras e outras sucatas em seus arranjos, além de ser a primeira constituída por moleques oriundos de famílias pobres sem nenhum conhecimento musical anterior. Suas letras de denúncia social tinham uma identidade própria, ao mesmo tempo duras e hilárias”, diz Duda.

Entre os instrumentos, destaque para o chinelofone (a versão do xilofone feita com tubos de papelão e tocada com chinelos de borracha), o tamborinofone (com tubos de PVC), que tinham função, ao mesmo tempo, harmônica e percussiva, o robocop, feito de tubos de máquina de lavar, e o piano de garrafa. A mistura harmônica de estilos acabou passando também pelo rap, reggae, rock, funk, por ritmos brasileiros e africanos.

“O Moleque de Rua tem integridade artística e muito material para mostrar; porém poucos sabem sobre sua história e sua importância. Achamos que estava na hora de levar essas informações para o público”, explica Duda. “O portal será uma forma de reunir todas as formações do grupo no palco; aliás, fazer um show com todas essas pessoas que compõem a história do grupo é outra ideia que queremos colocar em prática.”

Uma das novidades mais aguardadas do portal pelos fãs é o acesso ao conteúdo do inédito CDBicho da Selva Paulistana, produzido em 2013, que poderá ser baixado pelos visitantes.

O que virá por aí

Além de contar tudo sobre os ‘moleques’, espera-se que o novo portal, que tem a coordenação da PrumoPro Projetos e Produções, gere outros frutos, por meio de parcerias, como um filme (documentário), oficinas de brinquedos sonoros, contato para shows e performances. Hoje, o grupo está aberto a compartilhar sua metodologia com outros interessados em trabalhos como a criação de oficinas, na confecção de instrumentos musicais com material reciclável, e com eles, a elaboração de arranjos musicais.

Outro projeto em andamento é o lançamento de um livro, que está sendo escrito pelo próprio Duda, a ser lançado a partir do próximo ano.

“Os jovens que participaram do projeto acumularam muita experiência e conhecimento que certamente não iriam adquirir na escola. Muitos deles hoje são profissionais na cultura e em outras áreas. Formamos líderes, músicos e, principalmente, pessoas”, diz o criador do Moleque de Rua, que está de partida para encontrar a família na Europa. “Estou buscando uma forma de dar continuidade ao trabalho com a experiência e os contatos de todos esses anos”.

SERVIÇO
Lançamento do PORTAL MOLEQUE DE RUA
Data: 14 de março de 2014
Informações – Tel: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *