Paço das Artes abre mostra “K_”, projeto do artista César Meneghetti

O Paço das Artes –instituição da Secretaria de Estado da Cultura– inaugura no dia 8 de março (sábado), às 16h, a mostra K_, projeto artístico de César Meneghetti. A entrada é gratuita e livre.

Na ocasião, haverá uma mesa-redonda sobre arte e processos transacionais África/Brasil nas experiências de César Meneghetti, Solange Farkas, curadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil, e Marie Ange Bordas, artista visual, escritora e educadora. A mediação será feita pela diretora técnica e curadora do Paço das Artes, Priscila Arantes.

Até 6 de abril serão apresentadas na instituição as obras K 05_still femmes (vídeo, 15 min., HD cor) e K 06_01011001 (tríptico vídeo, 4 min., 10 min. e 11 min., HD, cor), integrantes do projeto relacional e multimídia K_lab – interacting on the reality interface, realizado na África (Níger/Itália, 2007-2009).

Composta por uma série de 7 obras (vídeos, fotografias, instalações e documentos), K_lab – interacting on the reality interface narra, documenta e analisa o trabalho da população –na maior parte feminina– no combate a desertificação do Vale de Keita, região situada entre o Sahel e a África Central. O projeto foi apresentado pela primeira vez em 2008, no Museu Laboratório de Arte Contemporânea de Roma (MLAC), com curadoria de Simonetta Lux e Domenico Scudero.

“César Meneghetti compõe uma obra complexa em dois estilos sobrepostos, arte/documento: uma forma de práxis de arte baseada na incursão recíproca e na confrontação de identidade no fluxo criativo da vida cotidiana”, escreve a historiadora e crítica de arte Simonetta Lux no texto de abertura da mostra na Itália.

“No seu trabalho a disposição de traços materiais ou imateriais recodificados como fluxo convergem com a condição humana, os afetos, as problemáticas interceptadas e vividas ao longo do seu percurso pelo mundo, desde o Brasil até a Europa, ao Oriente, à África recriando interconexões transnacionais que ele transforma em linguagem, em obra, em arte. Uma forma rara de comunicar e compartilhar que só a arte permite vivenciar”, completa Lux.

Em K 05_still femme, o retrato de camponesas africanas na pausa de seu trabalho diário cria um duplo registro, objetivo/subjetivo, observando/observado, um retrato realista, mas ao mesmo tempo não idealizado, até chegar à paisagem do lugar no tríptico do vídeo K_6 010010011 “de ritmo denso, com a cor de laranja e o vermelho se alternando nessa moldura luminosa e em movimento onde a paisagem parece naufragar na abstração digital. As obras são paradigmas, rastros que o artista encontra realmente, ao percorrer o território do Níger na ocasião do seu projeto, são reais e ao mesmo tempo produzidos pelo seu inconsciente cultural”, como escreve Eleonora Carbone.

SERVIÇO
Mostra K_– Cesar Meneghetti
Abertura: 8 de março
Horário: 16h
Mesa-redonda com César Meneghetti, Solange Farkas e Marie Ange Bordas; mediação: Priscila Arantes
Visitação: Até 6/4/2014
Horário: Terças a sextas-feiras: 10h às 19h; sábado e domingo: 12h30 às 17h30
Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Sala Multiuso do Paço das Artes
GRÁTIS | LIVRE
Tel.: 11 3814-3842

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *