“Quem viver, verão!” leva novas cores a Sergio Gonçalves Galeria

A Sergio Gonçalves Galeria abre as portas para homenagear o verão. “Quem viver, verão!” é a exposição que reúne artistas de várias gerações, de todos os cantos do Brasil, de suportes e mídias diferentes, com um desafio especial. Criar, interferir, customizar e dar novas cores a diversos guarda-sóis que ocuparão a Galeria e sua fachada, trazendo um clima praiano ao Centro Histórico do Rio.

Ao todo, 24 artistas foram convidados para essa nova celebração das artes plásticas ao verão, onde o guarda-sol – um dos nossos deuses protetor das radiações solares cada vez mais intensas, renegado por muitos, mas venerado e companheiro inseparável de outros nas incursões praianas – ganha status de arte nas mãos dos artistas; Ana Durães, Anita Kaufmann, Carlos Araujo, Clarissa Campello, Cristina Sá, Daniel Ventura, Deneir, Denize Torbes, Eduardo Ventura, Felipe Barbosa, João Magalhães, Laura Michelino, Leonardo Videla, Ligia Teixeira, Lin Lima, Marcio Zardo, Newman Schutze, Osvaldo Carvalho, Raimundo Rodriguez, Roberto Tavares, Rosana Ricalde, Thereza Salazar, Vânia Barbosa e Wladimyr Jung.

Além de todas as criações, o artista Deneir leva sua bicicleta voadora, onde apresenta uma performance em que o artista acopla um guarda-sol a uma bicicleta, que é girado interativamente pelos presentes, fazendo com que todos interajam com a instalação.

Inspirados nos rituais que os povos antigos realizavam a cada mudança de ciclo da natureza, ou seja, a cada mudança de estação, a chegada do verão é celebrada com muita alegria em diversas culturas e religiões pelo mundo. Desde os anos 80, é comemorada na França com a “Fête de la Musique”, a Festa da Música, que já faz parte do calendário de mais de cem países.

No Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, celebração é o que não falta. O verão carioca encanta todas as tribos; de músicos a empresários, de turistas a moradores, de hippies a patricinhas. Assim, nessa nova mostra que poderá ser visitada até o dia 15 de março, a criatividade é livre, cada um faz o que quer. Afinal, “Quem viver, Verão!”

SERVIÇO
“Quem viver, verão!”
Abertura: 
01 de fevereiro de 2014
Encerramento: 
15 de março de 2014
Horário: 
de terça a sexta, das 11h às 19h e sábados das 11h às 18h
Local: Sergio Gonçalves Galeria
Endereço: Rua do Rosário 38 – Centro
Telefone: 2263-7353

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *