SIM Galeria apresenta mostra individual de Paolo Ridolfi

A última exposição de 2013 na SIM Galeria será uma individual do artista Paolo Ridolfi, intitulada Pintura ao Quadrado. A mostra, que inaugura no dia 26 de novembro, reúne trabalhos inéditos do artista plástico que é representado exclusivamente pela galeria. O premiado maringaense, que continua vivendo na cidade do interior do Paraná, também tem obras no Museu Oscar Niemeyer e na coleção Marcantônio Villaça.

De acordo com Paolo, os trabalhos inéditos apresentados na exposição da SIM são parecidos com suas obras de 20 ou 30 anos atrás, isso porque ele retomou a pesquisa realizada para esses primeiros projetos. Denominada de Pinturas Vazias, a nova série reúne telasmonocromáticas, onde o assunto, segundo ele, é a própria pintura. “Depois de tanto tempo trabalhando com a figuração, quero voltar ao primeiro assunto: apenas a arte. Na figuração há muitos elementos para serem interpretados, em Pinturas Vazias apresento obras livres desses outros significados, quero valorizar cada cor, cada pincelada, a pintura em si e esvaziar as telas de qualquer narrativa”, explica o artista, que prefere definir as obras da nova série como uma experiência de pintura que resulta em objetos, o material utilizado continua o mesmo: acrílica sobre lona. “É como se eu estivesse voltando à pedra fundamental das minhas obras e anseio saber qual será a recepção das pessoas quanto a essa decisão”, comenta.

O texto de apresentação da exposição é do crítico de arte e curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Fernando Cocchiarale, que comenta a fala do artista: “É bom não perdermos de vista que a pedra fundamental da produção de Paolo, artista contemporâneo, é basicamente a mesma que alicerça a pintura moderna”. Cocchiarale conceitua a exposição de Paolo na SIM como um balanço poético da trajetória do artista, iniciada na década de 1980, e explica a questão colocada pelo artista de ‘esvaziar as telas de significado. “Para muitos artistas do final do século XIX a tela havia deixado de ser somente fundo cênico, para tornar-se campo de invenção formal e cromática. De maneira semelhante, parte considerável da produção de Paolo Ridolfi sempre foi marcada pela preocupação de ativar, por meio da cor, o plano pictórico”. Os paralelepípedos montados e costurados com a mesma lona das telas e também e por serem pintadas por camadas monocromáticas de tinta acrílica, as Pinturas Vazias, para o crítico, só ratificam o status pictórico do trabalho de Paolo, apesar de, nas palavras de Cocchiarele, possuírem uma tridimensionalidade flácida.

A mostra individual de Paolo Ridolfi na SIM Galeria fica em cartaz até o dia 21 de dezembro, fechando a série deexposições deste ano.  Em 2013, a SIM realizou seis exposições, duas delas em parceria com a Simões de Assis Galeria de Arte. Artistas como Delson Uchôa e Kboco também estiveram em individuas da galeria.

SERVIÇO
Pintura ao Quadrado
Data: 
26 de novembro a 21 de dezembro  
Horário: 
De terça a sexta das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h.
Artista: Paolo Ridolfi
Local: SIM Galeria
Endereço: Al. Presidente Taunay, 130A – Batel

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

One Reply to “SIM Galeria apresenta mostra individual de Paolo Ridolfi”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *