Paço das Artes inicia parceria com Festival Ars Electronica e exibe animações premiadas durante outubro e novembro

Paço das Artes – instituição da Secretaria de Estado da Cultura – exibe uma compilação de animações do Festival Ars Electronica entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro. As sessões ocorrem de terça a sexta-feira, das 13h30 às 19h30, e aos sábados e domingos, das 12h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

Paço das Artes-Festival Ars Electronica-PROMO PHOTOS-23OUTUBRO2013-01 Paço das Artes-Festival Ars Electronica-PROMO PHOTOS-23OUTUBRO2013-02

“Esta mostra marca o início da parceria com este evento austríaco, considerado o mais importante festival de arte, mídia e tecnologia do mundo”, afirma Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes. 

A programação engloba cerca de 70 curtas, que disputaram o Prix Ars Electronica 2012, divididos em nove categorias: Artfilm, About Music, Inner Spaces, Visual Effects, Comedy, Position & Message, Narration, Late Nite, Motion & Graphics, além da sessão com trabalhos de artistas com menos de 19 anos (Young Animations). 

Entre os destaques está o vencedor do cobiçado Golden Nica, o principal prêmio do Prix Ars Electronica 2012: Rear Window Loop, de Jeff Desom. Em condensados três minutos, o diretor belga recria digitalmente cenas do clássico Janela Indiscreta (1954), de Alfred Hitchcok, usando os programas de computador After Effects e Photoshop.

O público poderá assistir também a animações que receberam menção honrosa no festival, como Caldera, de Evan Viera, e Crossover, de Fabian Grodde. 

Sobre o Ars Electronica 

O Ars Electronica foi criado em 18 de setembro de 1979 em Linz, na Áustria, como um projeto-piloto para investigar questões relacionadas à arte, tecnologia e sociedade. Logo se tornou um dos mais importantes festivais do mundo de arte de mídia, ao reunir vídeos, simpósios, exposições, performances, intervenções e shows.

Desde 1986, o evento acontece anualmente com um tema específico. A última edição, realizada de 30 de agosto a 3 de setembro de 2012, teve como mote “The Big Picture – Novos Conceitos para um Mundo Novo”.

Além de executar o evento e premiação anuais, a organização homônima mantém o museu e centro de mídia Ars Electronica Center, que abriga também o laboratório de tecnologia, o Ars Electronica Futurelab.

Paço das Artes 

Instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Paço das Artes foi criado no início dos anos 70 e é conhecido como um centro de exposição e reflexão sobre a produção artística contemporânea.

Caracterizado como um espaço experimental e multidisciplinar, a galeria promove exposições temporárias que compreendem os diversos segmentos da arte contemporânea: desenho, pintura, escultura, fotografia, performance, videoarte, arte digital, instalações multimídia, entre outros. Nos últimos anos, a instituição apresentou exposições de artistas importantes do cenário da arte contemporânea, como Marina Abramovic, Pipillot Rist, Yang Fudong, Bill Viola, entre outros.

Até o dia 8 de dezembro, segue em cartaz no espaço a exposição internacional Arquivo Vivo. Com curadoria da diretora Priscila Arantes, a mostra apresenta 22 obras de artistas nacionais e internacionais, que discutem a concepção de arquivo. Os trabalhos estão divididos em instalações multimídia, projetos em vídeo, arte digital, fotografia, entre outros.

SERVIÇO
MOSTRA FESTIVAL DE ANIMAÇÃO ARS ELECTRONICA
Data. De 29/10 até 13/11
Exibições: terça a sexta-feira: 13h30 às 19h30; sábados e domingos: 12h30 às 17h30
Local: Paço das Artes – instituição da Secretaria de Estado da Cultura
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo
Classificação etária: Livre
Ingressos: Gratuita
Informações para o público: (11) 3814 4832

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *