A curadoria do Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) definiu os espetáculos selecionados para a mostra oficial da oitava edição. As montagens foram escolhidas entre as 217 inscritas de 15 estados brasileiros. A maioria das inscrições veio de cidades paulistas, 33 no total, além de Piracicaba. Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), o evento acontece entre os dias 1º e 10 de novembro.
A análise ficou aos cuidados do diretor teatral Roberto Rosa, que assina a curadoria do Festival. “Esta edição primará pela diversidade de estilos e linguagens, visando à apresentação de um painel da atual produção teatral brasileira. Entre os grupos selecionados há em comum a busca por uma identidade própria no campo da estética, da dramaturgia e/ou do trabalho de ator”, explica o curador.
Além de São Paulo, inscreveram-se no 8º Fentepira companhias dos seguintes estados: Amazonas, Brasília, Bahia, Ceará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Goiás e Maranhão.
Em 2013, o Fentepira terá como palco principal o Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, além de outros espaços da cidade, como a Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba. “A expectativa é manter uma programação de qualidade que, ao mesmo tempo, contribua para formar e redimensionar a apreciação do público”, afirma Rosa.
POPULARIZAÇÃO – Regulamentado pela lei número 6.072/2007, o Festival integra o calendário oficial das atividades de Piracicaba e visa à popularização das artes cênicas, ao fomento dos grupos teatrais, a formação de plateias e ao estímulo à troca de ideias. Todos os anos, integram a programação do Festival diversos espetáculos nacionais nas categorias adulto, infantojuvenil e teatro de rua, com no mínimo 40 minutos de duração.
Durante a semana do Fentepira, os grupos participam de bate papo com o público, companhia teatral e comissão debatedora. Diferente dos demais eventos do gênero no país, não é uma mostra de caráter competitivo e oferece ajuda de custo aos grupos conforme as distâncias de Piracicaba.
Como forma de incentivar as produções piracicabanas, o Fentepira assegura que de um a três grupos locais sejam escolhidos para a programação, com os mesmos critérios aplicados aos demais inscritos do país.
A Prefeitura do Município de Piracicaba é realizadora do Fentepira, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com o apoio do Sesi Piracicaba, Tusp Piracicaba, Senac Piracicaba, Apite! (Associação Piracicabana de Teatro), Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social.
Espetáculos selecionados
Adultos
- 180 Dias de Inferno, da Cia Afeta – Belo Horizonte (MG)
- AGDA, da Boa Companhia e Grupo Matula Teatro – Campinas (SP)
- B.O. – Uma Lenda Urbana Humana?, da Cia 6dois – Osasco (SP)
- Ópera do Trabalho, do grupo Buraco d’Oráculo – São Paulo (SP)
- Oração para um Pé-de-Chinelo, do Grupo Gestus de Teatro – Piracicaba (SP)
- Curra – Temperos sobre Medéia, do grupo Contadores de Mentira – Suzano (SP)
Infantojuvenis
- O Rio, do Teatro Didático da Unesp & Teatro de Brancaleone – São Paulo (SP)
- 3 é bom, 2 é demais, do Grupo Zibaldoni – Ribeirão Preto (SP)
- Júlia, do Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado – Criciúma (SC)
Data: de 1º a 10 de novembro
Mais informações no site oficial www.fentepira.com.br, no blog www.fentepira.wordpress.com ou pelo Facebook Fentepira Piracicaba
Mais informações: (19) 3433-4952, 3413-8526, 3434-2168 ou fentepira@piracicaba.sp.gov.br
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.