Praça Victor Civita e FSC® Brasil celebram o FSC Friday 2013

Em comemoração a 6ª edição do FSC Friday (Forest Stewardship Council) – evento global dedicado à celebração das florestas e à promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo – a Praça Victor Civita, em parceria com a FSC® Brasil, promove a edição 2013 do FSC Friday, com o show “Som da Floresta”.

Com entrada gratuita, a apresentação de chorinho – com instrumentos de corda fabricados com madeira nativa certificada e confeccionados por jovens luthiers da OELA, Oficina Escola de Lutheria da Amazônia – acontece no próximo dia 26 de setembro (quinta-feira), 12h30, na arquibancada ao ar livre da Praça Victor Civita.

Com a participação dos músicos, reunidos pela primeira vez no mesmo palco, Carrapicho Rangel, Eduardo Sant’Anna, Francisco Araújo, Luizinho 7 cordas e Paula da Paz, os instrumentos (bandolim, cavaco, violão 6 cordas e violão 7 cordas, confeccionados na OELA, possui madeira certificada da Amazônia.

Além do cunho cultural, o evento também levará a questão da responsabilidade social, ambiental e econômica, por meio da distribuição da cartilha “Consumo Responsável de Madeira”, um lançamento do FSC Brasil, voltado ao setor da construção civil. A cartilha traz dicas e informações sobre a importância das nossas escolhas para a preservação das florestas, os benefícios de consumir produtos com o selo FSC e um infográfico didático sobre o caminho da madeira, desde a floresta até o consumo nas cidades.

Sobre o FSC Friday

FSC Friday é celebrado anualmente na última sexta-feira do mês de setembro. Em 2013 será comemorado no dia 27/09, no entanto, as comemorações não acontecem somente no dia oficial do evento, mas também nas semanas anteriores e posteriores a esta data, no intuito de difundir a atuação do FSC e conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar nossas florestas e os povos que vivem nelas. Eventos relacionados ao FSC Friday acontecem no mundo todo, por meio de ações de parceiros interessados em promover o FSC e o que ele representa.

Este ano, no marco da comemoração do FSC Friday 2013, será celebrada a parceria entre Praça Victor Civita e a FSC Brasil com o show “Som da Floresta” – uma apresentação de chorinho, onde instrumentos de corda fabricados com madeira nativa certificada e confeccionados por jovens luthiers da OELA – Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, serão tocados por músicos especializados.

A OELA desenvolve ações voltadas para a educação profissionalizante de adolescentes e jovens amazônidas, respeitando os princípios da utilização racional e sustentável dos recursos naturais da região. Por meio de cursos, jovens de baixa renda aprendem a transformar madeira amazônica certificada em instrumentos musicais.

Sobre o FSC® Brasil

FSC (Forest Stewardship Council®) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Foi oficialmente fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento em todo o mundo.  As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996 e a iniciativa nacional formalizou-se em 2001 com a criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o FSC Brasil.

A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica. Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras social, ambien­tal e econômica, nas assembleias anuais e reuniões das instâncias diretivas.

A certificação FSC é internacionalmente reconhecida, e identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável.

SERVIÇO
FSC Friday 2013
Data: 26 de setembro (quinta-feira)
Horário: 12h30
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: gratuito
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.
Capacidade máxima do local: duas mil pessoas

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *