Estação Luz do Metrô expõe caricaturas do Salão de Humor de Piracicaba

Artistas nacionais e estrangeiros invadem a Estação Luz do Metrô São Paulo. Na mostra Caricaturas do Salão Internacional de Humor, o público pode conferir divertidas versões dos cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Falcão, do papa Bento 16, do ex-boxeador Maguila e do treinador Dunga. Os trabalhos permanecem em exposição até 30 de setembro.

Um tributo às personalidades brasileiras que conquistaram gerações, mas que já não estão entre nós, foi pensado para a mostra. É o caso de Tim Maia, Dercy Gonçalves, Raul Cortez e Oscar Niemeyer, que tiveram seus traços fisionômicos distorcidos e, assim, garantem boas risadas do público, mesmo com a correria do cotidiano.

Figuras de peso no política internacional não ficaram imune. Entre os exemplos estão o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, o primeiro-ministro do Reino Unido, Winston Churcill, e o ditador norte-coreano Kim Jong-il.

Completam o hall das 30 celebridades da exposição a missionária católica Madre Teresa de Calcutá, a pintora mexicana Frida Kahlo, o ex-pugilista Mike Tyson e  o trompetista Louis Armstrong.

Entre os brasileiros que assinam as obras está o grande vencedor do Salão de Humor em 2012, Bruno Hamzagic de Carvalho, de Taboão da Serra (SP). E há também o mexicano Carlos David Fuentes Hierrezuelo, o iraniano Saeed Sadeghi e o colombiano Sílvio Vela Correa.

“A qualidade das caricaturas do Salão de Humor é reconhecida no mundo todo. Em cada edição é possível conferir novas técnicas e tendência em fazer este tipo de humor”, avalia o cartunista Eduardo Grosso, diretor do Cedhu Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico), órgão Prefeitura de Piracicaba responsável pela mostra, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

De caráter itinerante, a mostra teve início em julho pela Estação Clínicas (Linha 2 – Verde) e percorreu em agosto a Estação Corinthians-Itaquera (Linha 3 – Vermelha). Essa é a segunda vez que obras do Salão são expostas no Metrô. Em 2011, uma seleção de cartuns e caricaturas foi apresentada aos passageiros.

“Trouxemos para São Paulo algumas produções que se caracterizam pela beleza plástica e com alto tratamento artístico”, completa Edu Grosso, ao enaltecer a parceria com a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Ainda na capital, está em cartaz até 14 de setembro a Mostra do Acervo do Salão Internacional de Humor, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Ela reúne 44 cartuns e charges que marcaram época no evento. “A maioria aborda o regime ditatorial brasileiro”, diz Edu Grosso.

QUATRO DÉCADAS

Distante 160 quilômetros da capital paulista, Piracicaba recebe até 20 de outubro visitas para a mostra do Salão Internacional de Humor, que conta com obras de artistas de 64 países.

São 422 cartuns, charges, caricaturas e tiras em exposição no Engenho Central, espaço com 80 mil metros quadrados de área verde que atrai visitantes por sua arquitetura rústica francesa do século passado. O ponto turístico fica às margens do rio Piracicaba, principal cartão postal da cidade.

HISTÓRIA

Como forma de protesto à Ditadura Militar, o Salão de Humor de Piracicaba foi criado em 1974, por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim.

Ao longo dos anos, o Salão de Humor ganhou status internacional e projetou-se com um dos principais eventos do gênero no mundo. Desde a sua criação, tornou-se vitrine para grandes profissionais do cartunismo e humor brasileiros como Laerte Coutinho, Angeli, Glauco Villas Boas, Alcy Linhares, entre muitos outros talentos. Em 2013, é presidido pelo publicitário e jornalista Carlos Colonnese.

SERVIÇO
Exposição Caricaturas do Salão Internacional de Humor
Data:
10 a 30 de setembro
Estação Luz do Metrô (Linha 1 – Azul)
Mais informações:
(19) 3403-2620 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *