O romance entre os poetas franceses Paul Verlaine e Arthur Rimbaud é tema do espetáculo teatral “Inferno na Paisagem Belga”, encenado pelo grupo Os Satyros no dias 14, às 20h, e 15, às 18h, no anfiteatro do Centro Cultural da Juventude.
Em setembro de 1871, Verlaine, então casado, recebeu cartas de Rimbaud e, em seguida, ambos iniciaram um relacionamento amoroso, regado a absinto. Essa paixão intensa inspirou obras como “Uma Temporada no Inferno”, de Rimbaud. Em 1873, a relação chegou a um turbulento desfecho. Para a montagem, foram estudados, além da obra dos poetas, os conceitos do filósofo Renée Descartes, autor de “O Discurso do Método”, texto sobre a paixão. A trama se estrutura encadeando os seis estados brutos definidos por ele: admiração, desejo, amor, alegria, ódio e tristeza.
Criada em 1989, a companhia Os Satyros possui em seu vasto currículo montagens ousadas, entre elas, “Sades ou Noites com os Professores Imorais” e “120 dias de Sodoma”, ambas baseadas na obra do Marquês de Sade. O grupo é responsável por um trabalho social na Praça Roosevelt, desde 2000, ao levar cultura para o local anualmente com a Maratona Satyrianas.
Data: 14, 20h e 15, às 18h.
Centro Cultural da Juventude
Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte
Grátis.
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.