Concerto reúne Orquestra do Theatro São Pedro, Fábio Zanon e o maestro Guilherme Mannis

A temporada 2013 de concertos sinfônicos do Theatro São Pedro apresenta ao público mais um encontro inédito. A Orquestra do Theatro São Pedro, corpo artístico da Secretaria do Estado de São Paulo, recebe pela primeira vez o violonista Fábio Zanon e o maestro Guilherme Mannis. Zanon é hoje um dos instrumentistas brasileiros de maior destaque no cenário internacional, vencedor de prêmios importantes na Espanha e nos EUA. O concerto acontece no sábado (31), às 20h30 e no domingo (01), às 17h.

O programa da apresentação foi escolhido em conjunto pela direção da orquestra, Mannis e Zanon. A ideia é construir um panorama que contempla cerca de 100 anos, da música pós-romântica até a música moderna. O concerto inicia com o poema sinfônico “Finlandia, opus 26 n° 07”, de Jean Sibelius (1865 – 1957). A peça do final do século XIX é uma menção à luta nacional do povo finlandês.

Na sequência, Zanon apresenta com a orquestra uma obra inédita no país, o  “Concerto para violão n° 3 – Elegíaco”, de Leo Brouwer (1939). O cubano é considerado o maior compositor vivo para violão.

Encerrando o concerto, a “Sinfonia n° 4, opus 29 – A Inextinguível”, de Carl Nielsen (1865 – 1931), composição densa e complexa, considerada uma das peças representativas do repertório sinfônico.

Orquestra do Theatro São Pedro (Orthesp)

A Orquestra do Theatro São Pedro é um conjunto sinfônico especializado em ópera. O grupo de 54 instrumentistas foi criado no ano de 2010, por iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, e atua neste que é um dos mais antigos teatros em atividade no país.

Ao longo destes três anos, a Orthesp preparou e apresentou espetáculos de grande repercussão, como as estreias brasileiras de O Barbeiro de Sevilha, de Giovanni Paisiello, e The Turn of the Screw, de Benjamin Britten, e as aclamadas montagens de L´Elisir D´Amore, de Gaetano Donizetti, e Werther, de Jules Massenet.

Em seu curto período de existência, o grupo já recebeu muitos dos mais talentosos artistas da música erudita brasileira, como Fernando Portari, Rosana Lamosa, Gabriella Pace, Gilberto Tinetti, Antônio Del Claro, Elisa Fukuda, Sônia Goulart, Roberto Tibiriçá, Carlos Moreno, Sílvio Viegas, Lutero Rodrigues, Luiz Fernando Malheiro, Roberto Duarte, entre outros, e estrelas internacionais, como Giuseppe Sabatini, Maria Bayo, Steven Mercurio, Maria Pia Piscitelli, Bruno Praticò, Nancy Herrera e Annick Massis.

Em 2012, a orquestra gravou CD em parceria com a pianista Karin Fernandes e recebeu, em 2011, o Prêmio Carlos Gomes na categoria Orquestras, pelo nível de qualidade alcançado em pouco tempo de atividade.

A Orthesp tem como regente titular Emiliano Patarra, que foi um dos responsáveis por sua criação e é também o diretor artístico do Theatro São Pedro, e tem como regente adjunto Carlos Morejano, maestro e pianista com mais de 15 anos de intensa dedicação à arte lírica.

Programa:

JEAN SIBELIUS
Finlandia, opus 26 n° 7

LEO BROUWER
Concerto para violão n° 3 – Elegíaco
I. Tranquillo
II. Interludio
III. Finale: Toccata

INTERVALO

CARL NIELSEN
Sinfonia n° 4, opus 29 – A Inextinguível
I. Allegro
II. Poco allegretto
III. Poco adagio quasi andante
IV. Allegro

SERVIÇO
Orquestra do Theatro São Pedro
Data: Sábado, 31/08, às 20h30, e domingo, 01/08, às 17h
Theatro São Pedro
Endereço: 
Rua Albuquerque Lins, 207 – São Paulo – SP – Metrô Marechal Deodoro
Regência: Guilherme Mannis
Solista: Fábio Zanon (violão)
Tel. (11) 3667-0499
Capacidade: 636 lugares
Duração: 90 minutos
www.theatrosaopedro.org.br
Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Descontos
Estudantes, aposentados, pessoas acima dos 60 anos e professores da rede pública estadual, devidamente identificados, têm desconto de 50% nas assinaturas.
Bilheteria: terça a domingo, das 9h às 22h. Em dia de evento noturno, até o início do espetáculo.
Ingresso rápido: (11) 4003-1212 / www.ingressorapido.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *