Livraria Cultura inicia a nova edição do Entre Estantes & Panelas – A gastronomia de pensar

A Livraria Cultura inicia a nova edição do Entre Estantes & Panelas – A gastronomia de pensarA série de encontros aborda o universo gastronômico, com um enfoque cultural, incentivando a leitura e a discussão, além de explorar o caráter interdisciplinar da Gastronomia. Chefs, nutricionistas e biólogos, entre outros profissionais ligados à área, falam sobre suas descobertas mensalmente, sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.

No primeiro bate-papo da série, a nutricionista e dona do blog Come-se, Neide Rigo, o biólogo Valderly Kinupp e a chef do Maní, Helena Rizzo, falam do uso alimentar das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais – na culinária. Facilmente encontradas no cenário urbano e rural, urtigas, carurus e lírios-do-brejo são alguns exemplos dessas plantas, que acabam não sendo habitualmente usadas no preparo de receitas por desconhecimento ou, até mesmo, por preconceito.

O projeto tem curadoria do sociólogo Carlos Alberto Dória, autor de diversos livros sobre gastronomia e dono do blog e-BocaLivre, e da jornalista especializada em cultura gastronômica, Janaina Fidalgo, que já escreveu para O Estado de S.Paulo, a Folha de S.Paulo e a revista Época. O evento é patrocinado pelo SESI/SENAI e coordenado pela autora do blog Noz-Moscada, Camila Dias.

Neste encontro, mediado pela própria Janaina Fidalgo, os convidados abordarão temas como: a pasteurização da alimentação, o subaproveitamento das PANC e seu potencial gastronômico, o fenômeno da estandardização da alimentação e as tentativas de recuperação da diversidade de espécies à mesa.

Para a Livraria Cultura, hospedar o Entre Estantes & Panelas reforça nosso compromisso de sempre promover encontros que inspirem e ampliem o debate cultural sobre temas diversos.

SERVIÇO
Entre Estantes & Panelas – A gastronomia de pensar
Bate-papo com Helena Rizzo, Neide Rigo e Valderly Kinupp
Tema: PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais
Data: Segunda-feira, 26 de agosto, das 19h30 às 21h30
Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Lotação: 166 lugares

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *