Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta repertório especial no Museu Inimá de Paula

A Fundação Clóvis Salgado realiza, na próxima sexta-feira, dia 23 de agostoàs 20h, mais uma edição da série Sinfônica no Museu. O público terá a oportunidade de assistir a um concerto inusitado, apresentado pelos grupos de metais, sopros e cordas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG). Com regência do maestro Marcelo Ramos e do regente assistente Gabriel Rein-Schirato, a apresentação acontece gratuitamente, no Museu Inimá de Paula.

Na primeira parte do concerto, o grupo de metais reverencia o renascentismo veneziano, com a apresentação de três obras do compositor Giovanni Gabrieli. Os músicos serão divididos em dois conjuntos e colocados em posições opostas do mezanino do Museu, dando ao público a sensação de escutar um som reproduzido em caráter estéreo.

Em seguida, os sopros apresentam uma obra de Igor Stravinsky, compositor do século XX que inaugura, com o Octeto, sua revisita ao estilo de compositores do classicismo, como Mozart e Haydn. A peça foi composta em um período em que Stravinsky expressava sua preferência pela articulação límpida e quase percussiva dos instrumentos de sopro, abandonando temporariamente as composições para cordas. Além de princípios estilísticos, a composição se utiliza ainda de formas clássicas, como sonata, variação e fuga em seus movimentos.

“O desafio de se apresentar em formações menores é sempre positivo para o refinamento da sonoridade de uma orquestra. O caráter camerístico de cada uma destas obras, assim como a execução cristalina exigida de cada instrumentista, traz à Orquestra Sinfônica de Minas Gerais benefícios sob diversos aspectos técnicos”, revela Marcelo Ramos, regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.

A terceira parte do concerto, regida pelo maestro Gabriel Rein-Schirato traz a interpretação da Suíte Holberg, de Edward Grieg, pelo grupo de cordas da Orquestra. Primeiramente composta para piano e em seguida transcrita para orquestra de cordas, esta obra homenageia o dramaturgo, historiador e poeta Ludwig Holberg. A finalização do concerto fica a cargo da divertida ‘Pizzicato Polka’, dos irmãos Johann e Josef Strauss.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das grandes orquestras do país.

O repertório interpretado pela OSMG inclui desde o clássico tradicional, como balés, concertos, sinfonias e obras sacras, até o mais significativo da música popular, com a série Sinfônica Pop. No projeto já se apresentaram nomes como Zizi Possi, Nana Caymmi, Wagner Tiso e João Bosco.

A Orquestra apresenta-se em eventos locais e nacionais, além de cidades do interior de Minas, com o intuito de difundir a música erudita e democratizar o acesso de diversos públicos a esse gênero musical. A OSMG atua também na temporada de óperas produzidas pela Fundação Clóvis Salgado.

Dentre seus regentes titulares figuraram os maestros Wolfang Groth, Emilio de César, Sergio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, Holger Kolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos, atual regente.

SERVIÇO
Série Sinfônica no Museu
Data: 23/08/2013 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1201 – Centro – BH/MG
Classificação: 10 anos
Entrada gratuita
Informações para o público:
31 3236-7400

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *