Exposição de Ayrson Heráclito em São Paulo

“Atântico Negro” é o nome da primeira exposição individual do artista visual baiano Ayrson Heráclito em São Paulo. Com abertura no dia 08 de agosto e exposição até dia 21 de setembro na “Central Galeria de Arte”, a mostra reúne oito fotografias em grandes formatos, três múltiplos, uma série de desenhos e uma instalação feita num aquário com azeite de dendê.

O artista parte do conceito de Paul Gilroy sobre o “Atlântico Nego” – o Atlântico como útero gestor, fruto de uma invenção política da categoria racial negra. As obras da mostra revelam a heterogeneidade e o caráter permeável de nossa cultura que inicia na travessia no Atlântico e no limbo dos porões dos navios negreiros.

Escravidão, mitologias contemporâneas, ideias afro-brasileiras, ultra-barroco, ecologia de pertencimento e complexidades das paisagens culturais diaspóricas, são temas que inspiram a reflexão do artista para criação das obras.

Sobre a Arte Fundamental Consultoria e Patronagem

O escritório Arte Fundamental foi fundado por Bianca Cutait e Maria Aparecida Izique em 2012 com o intuito de criar uma ponte entre artistas e colecionadores, compradores, admiradores e aficcionados por arte, uma vez que a relação das duas com arte vem dos dois lados da relação. Bianca é fotógrafa e trabalha com arte desde os 16 anos de idade. Publicou o livro de fotos “9357 KM de Segredos pelo Maranhão”, também de sua autoria textual. Preocupada com a dificuldade da propagação da arte, se uniu a Maria Aparecida, colecionadora e conhecedora do mercado. Juntas, criaram o escritório de consultoria Arte Fundamental, que trabalha baseado na exigência com documentação, apresentação e qualidade técnica de um lado, e com transparência, honestidade e profissionalismo do outro. Quando os dois lados se unem através desta ponte, a arte brasileira é beneficiada pelo reconhecimento.

Sobre Ayrson Heráclito

Artista visual e curador, doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP. Professor do curso de Artes Visuais do Centro de Artes Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Suas obras transitam pela instalação, performance, fotografia e audiovisual, lidam com freqüência com elementos da cultura afro-brasileira e já foram vistas em individuais na Bahia, mostras, festivais e Bienais internacionais. Nos trabalhos de Heráclito encontramos dendê, a vida no Brasil-Colônia, charque, açúcar, peixe, esperma e sangue, corpo, dor, arrebatamentos, apartheids e sonhos de liberdade.

SERVIÇO
“Atântico Negro” exposição individual do artista visual Ayrson Heráclito
Quando: 
8 de agosto à 21 de Setembro
CENTRAL GALERIA DE ARTE
Endereço: Rua Mourato Coelho, 751 Vila Madalena – São Paulo – SP
Telefone: +55 11 2645-4480

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *