Fundação Clóvis Salgado seleciona jovens cantores líricos para concerto com Orquestra Sinfônica

Jovens cantores líricos terão a oportunidade de se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em concerto que acontecerá no dia 26 de setembro deste ano. A Secretaria de Estado de Cultura, por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), abriu edital para o IV Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais 2013. Em sua quarta edição, o edital contemplará, no mínimo, quatro cantores com os timbres sopranos, mezzosopranos, contratenores, contraltos, tenores, barítonos e baixos.

As inscrições para a seleção são gratuitas e podem ser realizadas de 31 de julho a 2 de setembro de 2013, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pensa, 1537 – Belo Horizonte/MG). A documentação exigida, a ficha de inscrição e demais informações podem ser conferidas no edital do Concurso, disponibilizado no site fcs.mg.gov.br.

As provas serão realizadas na sala de ensaios da Orquestra Sinfônica, no Palácio das Artes, nos dias 16 e 17 de setembro. Fazem parte da banca examinadora: O Maestro Roberto Tibiriçá; Maestro Marcelo Ramos, Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, e Maestro Lincoln Andrade, Regente Titular do Coral Lírico de Minas Gerais. O resultado da seleção será divulgado no dia 18 de setembro, pelo site da Fundação Clóvis Salgado.

Essa iniciativa da FCS visa revelar novos talentos da música erudita ao público, à crítica especializada e ao mercado de trabalho, além de oferecer aos jovens cantores o convívio com profissionais de um corpo artístico de relevância nacional. “Esse Concurso é mais uma ação da Instituição visando fortalecer o setor da música erudita no estado. Ao incentivar os novos talentos, a Fundação pretende criar oportunidades e condições concretas para que esses jovens se apresentem profissionalmente em um concorrido mercado de trabalho”, afirma Edilane Carneiro, Diretora Artística da Fundação Clóvis Salgado.

Na edição 2012, foram contemplados pelo edital cinco solistas, na categoria canto lírico. São eles: Aline Lobão, Bruno Graça,Lígia Ishitani, Nabila Dandara e Penha Vasconcelos, que se apresentaram no Grande Teatro do Palácio das Artes com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, além de terem participado de uma edição da Série Concertos no Parque.

Concurso Jovens Solistas

Criado em 2010 pela Fundação Clóvis Salgado, o Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais tem por objetivo revelar jovens talentos ao público e à crítica especializada. Os jovens vencedores são agraciados em um evento de premiação no Grande Teatro do Palácio das Artes, momento em que atuam ao lado de grandes nomes da música erudita e da OSMG. Em 2012, foram realizadas duas edições do concurso, que selecionou nove jovens artistas, entre instrumentistas e cantores líricos, que se apresentaram no Grande Teatro.

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Criada em 1976, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, corpo artístico gerido pela Fundação Clóvis Salgado, é considerada uma das grandes orquestras do país.

O repertório interpretado pela OSMG inclui desde o clássico tradicional, como balés, concertos, sinfonias e obras sacras, até o mais significativo da música popular, com a série Sinfônica Pop, do qual já se apresentaram nomes como Zizi Possi, Nana Caymmi, Wagner Tiso, João Bosco e Gal Costa.

A Orquestra apresenta-se em eventos locais e nacionais, além de cidades do interior de Minas, com o intuito de difundir a música erudita e democratizar o acesso de diversos públicos a esse gênero musical. A OSMG atua também na temporada de óperas produzidas pela Fundação Clóvis Salgado.

Dentre seus regentes titulares figuraram os maestros WolfangGroth, Emilio de César, Sergio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, David Machado, Afrânio Lacerda, HolgerKolodziej, Charles Roussin, Roberto Tibiriçá e Marcelo Ramos, atual regente.

SERVIÇO
Abertura de edital para o IV Concurso Jovens Solistas- Canto
Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
Regência:
Marcelo Ramos
Período de Inscrições: De 31 de julho a 2 de setembro 2013
Informações para o público: (31) 3236-7400
www.fcs.mg.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *