SIM e Simões de Assis apresentam mostra Individual de Delson Uchôa

SIM Galeria e a Simões de Assis Galeria de Arte se uniram para realizar exposição individual do artista plástico Delson Uchôa. A mostra vai ocupar o espaço das duas galerias, que funcionam lado a lado, e será inaugurada no dia 13 de junho.  A curadoria é da jornalista, crítica de arte e mestre em mídia e cultura Cristiana Tejo. Cristiana também foi diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (2007-2008), no Recife, cidade onde, a partir de 2009, assumiu o cargo de coordenadora-geral de Capacitação da Fundação Joaquim Nabuco.

Dentre as obras escolhidas para a mostra estão fotografias, instalações e pinturas da série Bicho da Seda, a maioria delas criada exclusivamente para a exposição e outras inéditas no Brasil, que foram expostas somente durante a participação da SIM Galeria na ARCOMadrid 2013. A série é resultado de uma pesquisa que Delson fez sobre as cores do nordeste. Ao observar as sombrinhas coloridas que os pedestres usam para se proteger do sol forte da região, ele decidiu transforma-las em suporte para suas telas e instalações. “Quando vi aquelas pessoas com as sombrinhas, pensei: ‘São minha cor e minha luz, caminhando logo ali’”, conta o artista, que tem a profusão de cores e luz como as principais características de seu trabalho.

Tradicional entusiasta da arte, em Curitiba, está é a primeira vez que a família Simões de Assis apresenta uma exposição unindo as duas galerias. A Simões de Assis Galeria de Arte foi fundada em 1984, pelo arquiteto Waldir Simões de Assis Filho e está consolidada entre as maiores galerias do país. Já a SIM Galeria é capitaneada pelos filhos de Waldir, os gêmeos Laura e Guilherme Simões de Assis e foi fundada em 2011.  Apesar de jovem, a SIM já é referência na cena artística local e também nacionalmente, o que é confirmado pelas recentes participações nas feiras ArtRio, Sp-Arte e na internacional ARCOMadrid.

SERVIÇO
Exposição individual de Delson Uchôa
Curadoria: Cristiana Tejo
Local: Simões de Assis Galeria de Arte
Endereço: Alameda Dom Pedro II, 155, Batel
Tel: 41  3232-2315
SIM Galeria
Endereço: 
Alameda Presidente Taunay 130 A, Batel – Curitiba (PR)
Data: De 13 de junho até 6 de julho
De terça a sexta das 10h às 19h. Aos sábados, das 10h às 18h.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *