MuBE traz pinturas de José Moura-George

A partir do dia 5 de junho, quinta-feira, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura vai expor série de 30 obras do artista português José Moura-George. Batizada de “Rumos e Destinos”, a mostra pensada especialmente para o MuBE, sob curadoria de Acácio Amparo, traz pinturas acrílicas sobre tela e papel artesanal. Desde os anos 60, o luso-britânico desenvolve a temática de paisagens em seu trabalho e este será o foco da exposição que fica até 16 de junho na sala Pinacoteca do museu.

Nos anos 50 e 60, José Moura-George, luso – britânico, estudou arte e design em Londres onde integrou o movimento Pop Art, fundado por Peter Blake, Hockney e Kitaj. Nos anos 70 e 80 passou a viver entre Londres e Nova York onde participou do movimento da Pintura Expressionista da Costa Leste dos EUA. Suas obras criam imagens de paisagens perdidas, linhas do horizonte.

SOBRE O ARTISTA

Moura-George é dono de um traço que mistura a arte de cada região em que viveu, resultado de sua longa trajetória dividida entre Londres, Nova York, Lisboa e São Paulo. Foram mais de 20 anos, entre as décadas de 60 e 80. Nesse período, participou nos EUA do Movimento da Pintura Abstrata Expressionista da Costa Leste, assim como em vários outros países da América, onde trabalhou e acompanhou importantes artistas e designers, como Harry Bertoia, Philip Johnson, Buckmister Fuller, Josef Muller Brockman, Lothar Charoux, Tomie Ohtake e Burle Max.

Nascido em Lisboa em 1944 em uma família Luso – Britânica, estudou entre os anos 55 e 65 em três escolas de arte e design na Inglaterra. Lecionou no West Sussex College of Art and Design e integrou o movimento Pop Art fundado por Peter Blake, David Hockney e Kitaj. Além disso, conviveu e desenvolveu projetos com vários artistas plásticos de renome – Ben Nicholson, John Hoyland, Paul Huxley, Richard Lin, Paula Rego, Victor Willing, entre outros.

Desde 1964, José Moura-George participa de exposições individuais e coletivas tanto na Europa quanto nas Américas, mantendo constante atividade e participações em diversos eventos e exposições. A partir dos anos 90, passou a trabalhar em Portugal, Brasil e EUA. A sua bibliografia é extensa, repartindo-se pela imprensa, rádio e televisão.

Além do seu extenso currículo como artista plástico presente em coleções particulares e institucionais, é também como designer que se encontram vários trabalhos e projetos de sua autoria publicados ou encontrados em Museus. É co-autor do livro “ A Book of Answers”, editado em Londres e autor do “ Design Industrial – Reflexões“  e “Caminhos Percorridos – Pinturas”, ambos editados em Lisboa.

SERVIÇO
Rumos e Destinos, José Moura-George – MuBE – Museu Brasileiro da Escultura
Período expositivo: 5 a 16 de junho
MUBE – Museu Brasileiro da Escultura
Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo
Entrada gratuita
Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br
Horário de funcionamento: Terça-feira a domingo, das 10h às 19h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *