O Sesc realiza o projeto Alemanha Groove, que traz um pouco do clima europeu e muito da sonoridade do Nu Jazz / Eletro Swing para a unidade Pompeia – nos dias 6, 7, 8 e 9 de junho – e a mesma programação acontece, com início um dia antes, na unidade Taubaté, no período de 05 a 08 do mesmo mês, reunindo os mais destacados nomes da cena contemporânea.
Como o próprio nome sugere, O Nu Jazz / Electro Swing é uma mistura de jazz, soul, funk, música latina e música eletrônica, com uma roupagem musical bastante contemporânea que mescla os estilos, bebe no passado e traz uma sonoridade mais atual para o jazz.
A maioria dos músicos participantes do projeto Alemanha Groove é alemã e costumam cantar em inglês. O nome mais conhecido da cena é um dos precursores do movimento: De-Phazz. Além dele, vão se apresentar Tape Five, Club Des Belugas, Brenda Boykin, Bebo Best e Bahama Soul Club. Todas as noites contarão com a participação de um DJ na abertura e no intervalo dos shows. São eles: DJane Lady Smiles, DJ Gardener of Delights e DJ Detlef. No domingo haverá uma noite especial exclusivamente com os DJs acompanhados por percussão e sax. Na sexta à tarde Brenda Boykin vai dar um workshop sobre técnica vocal e a influência do blues no seu trabalho e o DJ Detlef fará uma palestra sobre o Nu Jazz e as tendências de mercado.
Tradicionalmente um país que está sempre na vanguarda das artes, a Alemanha foi berço de diversas iniciativas artísticas e até hoje é sinônimo de inventividade, criatividade e ousadia na cultura. Na seara musical, o Nu Jazz / Electro Swing começou a se fortalecer na Alemanha há cerca de 8 anos e é um dos grandes destaques da cena contemporânea, um movimento que acontece principalmente na Europa e tem na Alemanha o grande centro dessa manifestação. O Nu jazz é um termo surgido na década de 1990 para reverenciar o gênero jazz misturado a outros elementos e estilos musicais, como o funk, a soul music, a música eletrônica e outras improvisações livres. Já o Electro Swing é um gênero musical que mistura o swing com elementos eletrônicos. A partir do início da última década, essa cena cresceu de maneira surpreendente, misturando línguas e nacionalidades, e buscando seus elementos no passado para produzir algo extremamente atual. Além de ter ocupado a parada de sucesso local, se expandiu para outros países da Europa e para o Japão.
O cenário dos shows do projeto Alemanha Groove, assinado pela Laborg, segue o conceito do estilo musical e é inspirado no cinema antigo, pin-ups e no universo dos gangsters, todos elementos que permeiam o imaginário do Nu Jazz / Electro Groove.
Site Oficial: http://www.alemanhagroove.com/
Realização: Sesc e Instituto Goethe. Apoio Ano Alemanha-Brasil.
Produção: Circus Produções Culturais
Curadoria: Paulo Aliende
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.