Projeto Bahia, Afro-Sampa recebe a apresentação de Flávio Assis e Tiganá Santana na Casa do Núcleo

Dois artistas contemporâneos e conterrâneos, os baianos Flávio Assis e Tiganá Santana, se apresentam no dia 24 de maio (sexta-feira), às 21h, na Casa do Núcleo. No show do projeto intitulado Bahia, Afro-Sampa, propõem o encontro de uma outra Bahia com pan-africanidade artístico-musical presente e consolidada na vida cultural da capital paulista.

O canto e o violão de Assis e Santana flertam o jazz ao passo que enamoram o Recôncavo Baiano, com um tocar que, inevitavelmente, suscita tambores. Por isso mesmo, o show Bahia, Afro-Sampa, propõe-se violonístico-percussivo, elaborando um ambiente de convergências sonoras que propicie a chegada de artistas da Paulicéia, cujas trajetórias se aliem à proposta estética do espetáculo, para juntos formarem uma grande teia baiana-afro-sampa.

Representantes da novíssima música baiana, os cantores e compositores seguem além dos rótulos cansados do mercado fonográfico. Ambos dialogam com que há de mais visceral no cabedal musical afro-brasileiro, onde fundem conceitos e (re)inventam sonoridades, outros relevos rítmicos. Em Assis e Santana, o violão funciona como “elo-tradutor”, de uma trova quase litúrgica, em consonância com o ancestral e o plug da modernidade, sem padecerem do clichê da contradição.

Em 2009, uma coincidência uniu os dois compositores e regou o solo fértil da amizade e parceria, quando ambos lançaram seus discos de estréia em Salvador: Flávio Assis com “A Cor da Noite” e Tiganá Santana com “Maçalê”. Nos dois trabalhos, a estética afro-brasileira como discurso rítmico-melódico e norteador da poésis, dão a liga desse encontro de duas sensibilidades convergentes e tão distintas.

SERVIÇO
Show Flávio Assis em Bahia, Afro-Sampa
*Part. Especial de Tiganá Santana
Data: 24 de maio (sexta-feira)
Hora: 21h
Local: Casa do Núcleo | R. Padre Cerda, 25, Alto de Pinheiros – São Paulo/SP
Ingresso: R$ 25
Outras informações: (11) 3032-8401 ou www.casadonucleo.com.br
*Capacidade para 70 lugares
**Próximo ao metrô Vila Madalena

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *