Oficina Literária da Flip abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a Oficina Literária promovida pela 11ªa Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. Este ano, a oficina tem como tema o ensaio, gênero fronteiriço entre o jornalismo e a literatura. Realizada em parceria com a revista serrote, do Instituto Moreira Salles, o curso de três dias em Paraty será coordenado por Paulo Roberto Pires, editor da publicação. As aulas terão ainda a participação do jornalista e escritor brasileiro Francisco Bosco e do ensaísta e escritor britânico Geoff Dyer.

O curso acontece entre os dias 4 e 6 de julho, pela manhã, e tem 15 vagas disponíveis. Os interessados em participar do processo de seleção devem enviar currículo e um texto ensaístico de autoria individual, publicado ou inédito (limite de 30 mil caracteres, contando os espaços), para o email oficinaliteraria@flip.org.br. As inscrições terminam no dia 8 de maio.

A lista de selecionados será divulgada nos sites da Flip e da serrote no dia 27 de maio. Após o anúncio, os alunos selecionados deverão depositar, até 3 de junho, a taxa de R$ 120,00. O regulamento completo da seleção está disponível no site www.flip.org.br.

Uma vez realizada a oficina, os alunos terão até 6 de agosto para enviar seus ensaios concluídos para o professor, que os devolverá comentados. Os três melhores ensaios serão publicados em forma de e-book e disponibilizados gratuitamente para download no site da revista serrote. Alunos matriculados na Oficina têm acesso livre à Tenda do Telão, onde são transmitidas as mesas literárias da programação da Flip.

Sobre o professor e os palestrantes convidados

Paulo Roberto Pires – Nascido no Rio de Janeiro em 1967, é professor da Escola de Comunicação da UFRJ, jornalista, escritor e editor da revista serrote. É autor do perfil biográfico Helio Pellegrino, a paixão indignada (Relume-Dumará) e do romance Se um de nós dois morrer (Alfaguara) — que se passa na Flip –, entre outros.

Geoff Dyer – Nascido em 1958, o jornalista e escritor britânico é autor de premiados livros de não-ficção. No Brasil, estão publicados O Instante Contínuo: Uma História Particular da Fotografia Ioga para quem não está nem aí (Companhia das Letras) e Jeff em Veneza, Morte em Varanasi (Intrínseca).

Francisco Bosco – Poeta, letrista, filósofo e escritor, é doutor em Teoria Literária pela UFRJ, colunista do jornal O Globo e autor de inúmeros livros. Lançou recentemente a coletânea de ensaios Alta Ajuda (Foz Editora), com textos publicados emO Globo e em revistas como Cult  e Trip.

Programa das oficinas

Professor: Paulo Roberto Pires

Quinta-feira, 4/julho, das 11h às 13h30
Fundamentos históricos e estilísticos – O ensaísmo no Brasil
Palestrante convidado: Francisco Bosco

Sexta-feira, 5/julho, das 11h às 13h30
Planejamento e prática da escrita – Análise de textos
Palestrante convidado: Geoff Dyer

Sábado, 6/julho, das 11h às 13h30
Discussão dos projetos dos alunos e orientação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *