Bernardete Conte ministra curso de Pintura e Modelagem

Depois de uma temporada de 3 anos em Portugal, a gaúcha Bernardete Conte – psicóloga e Mestra em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa – está de volta a Porto Alegre para ministrar os cursos de pintura e modelagem. As aulas acontecem em seu ateliê, na Av. Pirapó, 33, no Bairro Petrópolis.

As aulas visam o desenvolvimento de técnicas, em pintura ou modelagem, e buscam auxiliar na construção de um caminho individual de expressão. Para isso, serão acompanhados por discussões sobre o processo artístico para que cada pessoa possa alcançar os objetivos a que se propõem. Também haverá parte teórica, com indicação de bibliografia, sugestão de textos e apresentações da obra de artistas conceituados e de filmes.

Sobre Bernardete Conte

Bernardete Conte começou seus cursos em artes plásticas ainda em 1969 e suas primeiras participações em exposições coletivas a partir de 1979. Cursou psicologia na PUC-RS e fez formação em psicanálise, entre os anos de 1998 a 2000, com participação em diversas publicações. Mantém sua atividade clínica, com consultório na Rua Gonçalo de Carvalho.

Em seu currículo, a artista gaúcha coleciona mostras individuais como: POTES CERÂMICOS, O UNIVERSO FEMININO (exposição individual realizada no ATELIER 6, Brasília, Distrito Federal, em dezembro de 1985), JÓIAS (exposição individual de jóias, em prata, ouro e pedras brasileiras, com desenho baseado na arte indígena brasileira, na Galeria Tina Presser, em Porto Alegre, em novembro de 1987), CORPUS (exposição individual de esculturas em terracota, por seleção, na Galeria Municipal de Arte da Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul, em março de 1991), MNEMOSINE: PINTURAS HÍBRIDAS (exposição de pinturas no Museu Municipal de Caxias do Sul, em setembro de 2009).

Entre 2005 a 2009, concebeu, criou e dirigiu o TESSITURAS, ESPAÇO DE ARTE E FILOSOFIA, com cursos de filosofia, modelagem, oficina de poesia, desenho, pintura, encáustica e patchwork. Em março de 2011 participou de uma intervenção urbana em Portugal, na criação de um espaço de arte dentro da estação de Metro Baixa-Chiado de Lisboa. Além da produção artística própria, Bernardete dá aulas de modelagem, com modelo vivo, desde os anos 80.

A artista angariou o 1º lugar na EXPO-ARTE DA PUC, na categoria Desenho, em 1971; e o 1º Prêmio no V SALÃO INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS DO PROYETO CULTURAL SUR, na categoria INSTALAÇÕES, em Bento Gonçalves, em outubro de 2001.

SERVIÇO
CURSOS COM BERNARDETE CONTE
CURSO DE PINTURA – todas as segundas-feiras, das 14h às 17h
CURSO DE MODELAGEM – todas as quartas-feiras, das 14h às 17h
Local: Avenida Pirapó, 33, Petrópolis, Porto Alegre
Contatos: 99 69 91 06 ou bernaconte@gmail.com

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *