Canções artesanais na Caixa Cultural São Paulo

Caixa Cultural São Paulo apresenta, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, o show “Canções Artesanais”, do músico pernambucano André Macambira, que mistura em suas canções os sons de instrumentos populares e eruditos. É o segundo CD do artista, um trabalho popular, que reúne diferentes escolas musicais, para apresentar ao público um pouco da cultura nordestina. O evento é gratuito e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Em “Canções Artesanais”, o artista une instrumentos rústicos e tradicionais, como zabumba, pandeiro, triângulo, acordeon e violão, a um quarteto de cordas, criando uma sonoridade homogênea, acústica e real. No repertório, apresenta clássicos do cancioneiro nordestino e canções criadas a partir de cenários contemporâneos.

A banda, formada especialmente para esse show, é composta por Lucas Crasto (baixo acústico), André Julião (acordeon), Vitamina (percussão), Alexandre Barros (bateria e percussão), Dadá Malheiros (viola) e Fabiano Menezes (cello).

André Macambira

Músico autodidata, violonista, compositor e intérprete, Macambira nasceu em Terra Talhada (PE), passou por cidades do Norte ao Sudeste do Brasil e fixou residência no Recife. Retornou às raízes, em busca do encontro com sua identidade musical, e foi sob a influência de mestres da música nordestina, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, além de Gonzaguinha, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Itamar Assumpção, que desenvolveu sua arte.

André Macambira integrou as bandas Pilão de Dois, na cidade de Belo Horizonte (MG), em 2001, Bala Hara, em Palmas (TO), de 2002 a 2003 e Seu Rodolpho, no Recife (PE), entre 2007 e 2011. Em 2009, produziu seu primeiro CD solo, que levou seu nome e abriu portas para trabalhos e participações em grandes eventos. Em 2011, foi diretor artístico do CD Candeeiros e Neons, do compositor Xico Bizerra, e terceiro colocado no Festival de Música Carnavalesca do Recife, com o frevo-canção “Colibri”, que integra a coletânea lançada pela gravadora Biscoito Fino.

Em 2012, após turnê junina, participou com a percussionista Lara Klaus, dos Festivais Espírito Mundo, em Poitou e Provence, na França, e fez gravações em Aveiro, Portugal.

SERVIÇO
“Canções Artesanais – show de André Macambira”
Período: de 22 a 24 de fevereiro de 2013 (sexta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111
Entrada: Franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Classificação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *