Oi Futuro inaugura mostra de criações multimídia da Oi Kabum! no Centro Cultural em Ipanema

O Oi Futuro abrirá no dia 31 de janeiro a mostra “Cabimento”, com mais de 20 criações multimídia concebidas e desenvolvidas por 76 jovens que estão se formando na turma 2013 da Oi Kabum!, Escola de Arte e Tecnologia do instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com a ONG Cecip, no Rio de Janeiro. A exposição estará aberta até o dia 02 de fevereiro, na própria escola, no primeiro nível do Oi Futuro em Ipanema. Também haverá sessões de exibição de cinco curta-metragens em vídeo no Teatro do centro cultural.

A ideia é revelar novos talentos cariocas em fotografia, design gráfico, vídeo e computação gráfica, com idades entre 17 e 23 anos, que moram em comunidades populares do Rio de Janeiro e tiveram a chance de se envolver com a criação artística ao ingressar na Oi Kabum!. “Após 18 meses de experiências em criação artística misturada à tecnologia, os jovens de comunidades populares urbanas do Rio podem ganhar o mundo que aprenderam a reinventar nas dependências da Oi Kabum!”, afirma Paola Scampini, diretora de Educação do Oi Futuro. “Cada vez mais, a mostra de fim de curso serve como plataforma de lançamento de novos profissionais da arte e tecnologia, que ainda podem vir a integrar o Núcleo de Produção da escola, que funciona como uma espécie de incubadora, ajudando a introduzir os jovens no mercado de trabalho”.

As temáticas urbanas têm forte presença na exposição. “Passinho”, criação de um coletivo de 20 jovens, traz uma série de vinhetas gráficas animadas que revela as influências rítmicas e coreográficas sob o aparente improviso dos dançarinos. A proposta é realizar uma radiografia inédita dessa dança, que é fenômeno popular, mostrando de Michael Jackson aos mestres-sala, passando pela dança russa, o balé clássico e passos quase desconhecidos como os do coco de zambê. Os componentes do coletivo compuseram os mash-ups – cruzamentos de músicas já existentes, mixadas em uma só – que servem de trilha para o “Passinho”.

Em “Olhar Passageiro”, o longo trajeto dentro de um ônibus vira uma série fotográfica, unindo a visão de quem passa pelo veículo à de quem está dentro dele. Já em “ArteManha” – um coletivo estabelecido com experiências prévias de oficina em diversos locais – o grafite transforma-se em projeto educativo, onde se ensina arte e reciclagem para crianças. Um dos integrantes do projeto participou da mostra nova-iorquina “Ação Jovem na Arte Urbana Carioca”, ocorrida em dezembro.

“Corrente Urbana” traz a bicicleta como protagonista de uma série de fotografias, enquanto frases escritas nos muros públicos estampam roupas na coleção “Arruá”. Também dentro do campo da moda, uma jovem desenvolve estamparia digital para lenços que podem ser usados como colares. As inspirações para compor as peças de “Barroca” foram, além do próprio barroco, a pichação islâmica, os grafismos indígenas e africanos, e a estética navy.

Novos cartões-postais da favela — em obras imponentes como o teleférico — alternam-se com a visão de seus moradores, na poesia de paisagens, escadas, vielas e personagens locais, temas da série de fotos “Riquezas do Alemão”.

Em vídeo, cinco curta-metragens espelham a diversidade de interesses e linguagens dessa geração. Em “Mundo Grande”, uma homenagem aos versos de Drummond (narrador e “personagem” em forma de estátua), poemas são entremeados a dramas cotidianos cariocas. “Felicity Game Fictioninspira-se na estética do videogame — em diálogo com filmes recentes como Scott Pilgrim contra o mundo — numa crítica bem-humorada ao mundo nerd. “Betão” mistura ficção com programa jornalístico tendo como protagonista um “mendigo profissional”. “O monstro da baba” utiliza recursos de stop motion, inserções gráficas e mash-ups de filmes antigos em uma reflexão que contrapõe a fantasia infantil à alienação adulta. Já no documentário “Cinema novo (de novo)”, os jovens entrevistam uma nova geração de cineastas responsável por filmes que desmitificam a favela e o mundo popular.

A sustentabilidade entra em pauta com “A Monstruosa”, projeto que propõe a organização de uma recicloteca com forte identidade visual, ligando as categorias que separam o lixo a “monstrinhos” especialmente concebidos para o projeto, que facilitam a identificação dos resíduos. Ao todo, são 22 trabalhos que dão um panorama do que é produzido na Oi Kabum! durante os 18 meses do curso de arte e tecnologia, e da capacidade desses novos talentos integrarem o mercado do audiovisual e do design.

Outros cabimentos

O debate “Outros cabimentos”, sobre inovações em design, fotografia e audiovisual, abrirá a mostra, com a participação de especialistas como Batman Zavareze, Liana Brasil, Julia Levy e Patrícia Gouvêa, das 19h às 20h30, no Teatro do Oi Futuro em Ipanema, no dia 31 de janeiro. Batman é designer, artista multimídia e curador do Festival Multiplicidade Imagem_Som_ inusitados; Liana Brazil é sócia e diretora de arte da Superuber, misto de agência criativa, laboratório de tecnologia e estúdio de arquitetura que cria projetos multimídia e interativos para cultura, educação, entretenimento e propaganda; Julia Levy é superintendente do Audiovisual da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora acadêmica da área de gestão de projetos e entretenimento da FGV; Patrícia Gouvêa é fotógrafa, criadora e diretora do Ateliê da Imagem e Mestre em Tecnologias da Comunicação e Estéticas da Imagem pela ECO/UFRJ.

SERVIÇO
Mostra “Cabimento”
Data: 31 de janeiro e 1º de fevereiro, de 18h às 21h / 02 de fevereiro, de 16h às 21h
Local: 1º Nível do Oi Futuro em Ipanema com sessões de vídeo no Teatro do centro cultural
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 / Ipanema – Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

Debate “Outros cabimentos”
Data: 31 de janeiro
Horário: 19h às 20h30
Local: Teatro do Oi Futuro em Ipanema
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 54 / Ipanema – Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *