Nat Geo | Confira os destaque da semana no canal

Confira abaixo a programa completa da próxima semana – 28 de Janeiro a 03 de Fevereiro de 2013 – para o canal americano National Geographic (NAT GEO).

Os Canais Internacionais National Geographic (NGCI) convidam os telespectadores a uma reflexão por meio de sua programação inteligente e inovadora que questiona o que sabemos, como vemos o mundo e o que nos leva adiante. Propriedade da National Geographic Ventures (NGV) e do FOX Entertainment Group, o NGCI integra o compromisso da Sociedade National Geographic com a pesquisa, a preservação e a educação através de seus seis canais: National Geographic Channel, National Geographic Channel HD, Nat Geo Wild, Nat Geo Wild HD, Nat Geo Adventure e Nat Geo Music.

Em todo o mundo, o Canal National Geographic (incluindo o Canal National Geographic dos Estados Unidos, um empreendimento conjunto da NGV e do grupo Fox Cable Networks Group) está disponível em mais de 485 milhões de residências em 173 países e 37 idiomas.

[scrollGallery id=2101]


SEGUNDA-FEIRA – 28 DE JANEIRO
0h40: Traficantes – Episódio INÉDITO: Esconderijos Bizarros

Neste episódio, policiais e agentes especiais continuam a luta contra contrabandistas tentando passar cocaína e outras substâncias ilegais pela segurança do aeroporto internacional JFK. Comprimidos proibidos são retirados de pacotes na sala do correio, e as malas esvaziadas de uma família continham muito mais do que apenas arroz e especiarias. No caso de um suspeito usando sapatos cheios de cocaína, dois agentes especiais confrontam um inesperado problema para encontrar seu nome real. E quando funcionários da alfândega confrontam dois suspeitos de contrabando que estão chegando da Guiana, um atual ponto de atividades de drogas, eles precisam usar seus melhores instintos e habilidades de entrevista para que descubram a cocaína que estava em dois lugares bem diferentes. Mas tudo isso acontece em apenas poucos dias de trabalho. Porque em um trabalho onde o contrabando pode surgir de praticamente qualquer lugar, esta equipe precisa estar pronta para qualquer coisa.

TERÇA-FEIRA – 29 DE JANEIRO
0h40: Arquivos Confidenciais – Episódio: Billy The Kid

Em 1881, o mais famoso fora-da-lei do oeste americano, Billy the Kid, é detido no Novo México. Mas não por muito tempo. Em um assassinato à sangue frio, Billy mata os carcereiros e foge. Esta é a história aceita sobre a ousada fuga que fez de Billy uma lenda. Mas uma nova investigação forense lançou o mito de Billy the Kid em uma nuvem de fumaça. E uma nova interpretação de cartas escritas pelo próprio Billy tem forçado a reabertura do caso por historiadores e pela polícia atual.

QUARTA-FEIRA – 30 DE JANEIRO
20h30: Verdade ou Mito? – Episódio: Exorcismo

Os exorcistas vêm travando uma batalha épica entre o bem e o mal desde os tempos em que o Homem ainda não havia desenvolvido uma linguagem escrita. Todas as culturas, raças e religiões tentaram, a seu modo, afastar espíritos maus ou sofredores com a ajuda de bruxos, sacerdotes ou clérigos. Em 1973, o filme “O Exorcista” impressionou multidões e trouxe à tona o medo de que o mal poderia se esconder nas profundezas da alma humana. Desde então, uma renovada obsessão por Satã e seus inconscientes hospedeiros humanos foi deflagrada na cultura popular. Tal fato nos leva a refletir: O exorcismo mostrado no cinema saiu apenas das mentes criativas dos roteiristas? Será que os rosnados, as convulsões e a beligerância apresentada por um indivíduo supostamente normal realmente prova que os servidores do demônio invadiram a alma da pobre vítima? Ou será que essas evidências não passam de um monte de tolices? Acompanhe os caçadores de demônios durante exorcismos e junte-se aos cientistas que pesquisam o cérebro humano em busca dos “espíritos do mal”. Por fim questione se o demônio realmente o forçou a fazer isso?

QUINTA-FEIRA – 31 DE JANEIRO
22h15: Quintas de Histórias Extraordinárias – Exibição de três episódios da série Histórias Extraordinárias

O Menino Tartaruga: Didier é um garoto de seis anos que nasceu com uma condição rara – uma marca de nascimento que cresceu para fora, tornando-se uma protuberância gigante. Os médicos acreditam que devem operá-lo agora, mas nunca fizeram uma cirurgia deste tipo. Esta é a história de uma operação extraordinária e da jornada emocional que envolve a restauração da saúde de uma criança e a fé de sua mãe na vida.

Nanismo: Neste programa de uma hora, conheceremos o extraordinário organismo dos anões para desvendar os segredos de sua estatura singular e ver como é levar a vida com uma estatura mais baixa. A ciência utiliza o termo nanismo para descrever todo um grupo de condições genéticas, ambientais e médicas que fazem com que o homem tenha uma baixa estatura. Alguns anões são apenas um pouco menores que a média, com cabeça maior e membros desproporcionalmente menores. Outros são incrivelmente muito pequenos, como uma versão em escala reduzida do homem comum. Apenas recentemente os cientistas começaram a desvendar os mistérios do que cria a surpreendente estrutura do corpo dos anões. Atualmente, a ciência conhece mais de duzentas síndromes distintas de nanismo e muitas outras estão sendo descobertas constantemente, como veremos na intrigante história da família Campbell, de New Market, Maryland. A mãe, Susie, tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo e que afeta 70% da população de anões. A acondroplasia é uma mutação genética que faz as placas de crescimento do corpo pararem de converter cartilagem em osso. Na maioria das vezes, isto ocorre nos ossos longos dos braços e pernas, mas também em certos ossos do rosto, provocando o traço característico de “acon”. Através de computação gráfica de última geração, entraremos em um corpo com acondroplasia para ver como esta síndrome afeta tudo, da aparência ao caminhar. O marido de Susan, Mark, também é anão, mas tem uma síndrome um pouco diferente, conhecida como hipocondroplasia. Seu filho biológico, Joshua, de 8 anos, não recebeu o gene que causou o nanismo em seus pais e com isso tem estatura normal. Mas recentemente, Mark e Susie adotaram uma criança russa que é anã. Suscha é uma adorável garotinha de 5 anos que parece ter um tipo totalmente desconhecido de nanismo. Assim, até agora os cientistas estão o chamando de ´”Síndrome de Suscha”.

Gigantismo: Medindo 2,1 metros, 2,4 metros e até mais, os gigantes realmente caminham pela Terra. Neste programa de uma hora, utilizamos computação gráfica de última geração para conhecer o extraordinário organismo dos gigantes e com isso desvendar os segredos e as múltiplas causas de sua estatura surpreendente. Igor Vovkovinsky é, sob qualquer aspecto, monumental. Este imigrante ucraniano de 24 anos mede incríveis 2,3 metros. Igor foi para os Estados Unidos em busca de ajuda para interromper o seu crescimento. Os médicos logo descobriram que ele tem gigantismo pituitário, uma condição geralmente causada por um tumor benigno na glândula pituitária, localizada na base do cérebro e atrás dos olhos. Entraremos no corpo extraordinariamente grande de Igor e iremos compará-lo ao de um homem de estatura comum para ver como esta “glândula mestre” controla a altura através da liberação de Hormônio do Crescimento Humano (HGH). Conheceremos também Sandy Allen, uma mulher de 51 anos que entrou para o livro dos recordes como a mulher mais alta do mundo. Com 2,33 metros, ela tem gigantismo acromegálico. Apesar de ter parado de crescer há muito tempo, o contínuo aumento de hormônio do crescimento associado a acromegalia reestruturou seu corpo de uma maneira distinta e muitas vezes dolorosa. Observaremos seu enorme esqueleto para ver como o hormônio do crescimento produz tórus supra-orbital, maxilares espessos, bem como mãos e pés enormes que estão fora de proporção com o resto do corpo. E não é apenas o esqueleto que é afetado por um crescimento incrível. Os órgãos internos de Sandy são duas vezes maiores que os de uma pessoa comum. Mas isto não significa que eles funcionam em dobro. De coração, pulmões e cordas vocais até a forma como os nervos emitem sinais, veremos que os corpos gigantes não possuem necessariamente um grande desempenho.

SEXTA-FEIRA– 1º DE FEVEREIRO
19h45: Tabu – Exibição de três episódios da série

Aparência Extrema: Muitas mulheres sentem uma pressão enorme para mudar suas aparências. Para a maioria, isso envolve cosméticos e tratamentos de beleza. Mas para outras, isso vai além, levando-as a tomar medidas extremas que podem ser dolorosas, pouco saudáveis e até fatais. Quando mulheres passam a mutilar e desfigurar seus corpos, elas quebram tabus e nos fazem questionar o que significa ser bonita.

Prostituição: Embora sempre tenham existido homens e mulheres que fizessem sexo por dinheiro, a prostituição é considerada uma prática suja, perigosa e marginal. Tabu resgata histórias de pessoas que quebram o silêncio e contam suas experiências como profissionais do sexo. Alguns até encontraram na prostituição uma forma melhor de vida. Naná é a dona do bordel mais famoso do Uruguai. Depois de ser uma prostituta por vários anos, ela decidiu criar sua própria casa de profissionais do sexo em um país onde a prostituição é legal. Ela está há 30 anos no ramo e tem orgulho de sua profissão. Naná e uma de suas profissionais, Ágata, dizem que não é só sexo que os homens procuram nelas; eles também pagam para serem ouvidos e compreendidos. No México, Cecilia enfrenta os perigos da rua. Sem mais oportunidades para criar os filhos, ela não viu outra opção senão vender seu corpo. Apesar de hoje ter dinheiro para viver confortavelmente, ela tem que carregar todos os dias o peso das críticas e do estigma de ser uma prostituta. Assim, a maneira como ela ganha a vida é um segredo para muitos. Há alguns anos, Marcela Loaiza era uma jovem de Pereira, na Colômbia, que, como qualquer outra, tentava realizar seus sonhos. Certa de que se tornaria uma grande bailarina, ela aceitou um convite que a levou ao Japão para viver a pior a experiência de sua vida: ficar presa pela Máfia Yakuza. Com cada cliente, ela conseguiu grandes quantias de dinheiro para seus donos, mas também conseguiu grandes danos para sua saúde física e mental. Após 18 meses, Marcela conseguiu fugir para a Colômbia. Hoje, longe do mundo da prostituição, ela é casada e tem 3 filhas. Existe também a prostituição masculina. Alex usa seu físico para satisfazer sexualmente mulheres e casais em troca de dinheiro. Hoje ele está há 8 anos realizando as fantasias de pessoas quem veem em seu corpo o fetiche do homem mexicano. Mas ele não trabalha nas ruas; ele oferece seus serviços através de uma modalidade cada vez mais utilizada na prostituição: o mundo virtual.

Comportamento Estranhos: Em todas as sociedades, existem normas de comportamento, códigos de conduta que permitem a coexistência. Quando os indivíduos infringem estas normas, a sociedade os rejeita. Na Escócia, um pai de família constantemente fala palavrões e por isso é censurado. Em Idaho, uma mulher é estigmatizada por prejudicar ela mesma. Na Inglaterra, um homem é considerado preguiçoso porque está sempre dormindo. E em Vermont, dois amigos são considerados estranhos, e até perigosos. Ambos têm um transtorno que não podem controlar, mas a sociedade os considera um tabu.

SÁBADO – 2 DE FEVEREIRO
21h30: Maratona Operação Resgate – Exibição de quatro episódios de Situação Crítica

Tragédia nas Geleiras – 30 de maio de 2002. Um único passo em falso de um alpinista em Mount Hood, Oregon, causa um dos maiores desastres do alpinismo nos Estados Unidos. No gelo, quando um homem cai sobre outro durante a escalada, nenhum dos dois consegue se segurar. Nove alpinistas caem numa fenda nas geleiras conhecida como Bergshrund. Três deles morrem instantaneamente. Mas para os seis sobreviventes, inclusive alguns gravemente feridos, a luta agora é para sair da fenda. Outros alpinistas se reúnem para puxá-los para fora dali, mas conforme um dos helicópteros de resgate se aproxima, um novo desastre acontece. Com as câmeras de TV filmando, o moderníssimo helicóptero Pave Hawk sofre uma pane no rarefeito ar da montanha e cai com cinco tripulantes a bordo. Agora tanto os alpinistas quanto a equipe de resgate precisam de ajuda.

Terror em Moscou – Em 23 de outubro de 2002, no centro de Moscou, a poucos quilômetros do Kremlin, mais de 50 terroristas chechenos invadem o Teatro Dubrovka, onde estava sendo exibido o primeiro musical russo ao estilo da Broadway, entitulado “Nord-Ost”, e fazem 900 reféns. Comandados pelo famoso rebelde Movsar Barayev, os terroristas enchem o teatro de explosivos, cercam a plateia com mulheres bombas – as chamadas “viúvas negras” – e exigem o fim da longa e brutal guerra da Rússia com a Chechênia. Se a exigência não for cumprida, os terroristas afirmam que irão matar todos os reféns. Nos três dias seguintes, o Presidente Putin se recusa a negociar com os chechenos e autoriza um plano ultrassecreto de usar gás para imobilizar os terroristas, e por consequência os reféns. O plano inicialmente é sucesso. Pouco depois, no entanto, a vitória se transforma em um desastre para a Rússia à medida que os reféns começam a morrer devido aos efeitos do gás. O que exatamente deu errado durante o cerco ao Teatro Dubrovka? Por que tantas pessoas morreram e por que até hoje a Rússia se recusa a revelar o gás que utilizou?

Apolo 13 – A Apolo 13 está a caminho da Lua para a missão mais desafiadora até então. Quando Swigert realiza um procedimento normal de rotação dos tanques de oxigênio, ele involuntariamente desencadeia uma explosão catastrófica. Como o Controle de Missão trará a Apolo 13 de volta? Por quanto tempo o motor do módulo lunar irá funcionar? Qual a quantidade de água e comida da tripulação e como eles irão lidar com o frio intenso a bordo?

Resgate do Submarino Russo – Um mini-submarino da Marinha russa está em uma missão secreta nas águas geladas do Pacífico Norte quando fica preso em uma antiga rede de pesca. A tripulação vive seu pior pesadelo: ficar presa embaixo d’água. Para piorar, o oxigênio está se esgotando rapidamente. Apenas três equipes de resgate em todo o mundo são capazes de salvá-los. No entanto, elas estão a centenas de quilômetros dali. Ao serem chamadas, elas começam uma corrida desesperada contra o tempo.

DOMINGO – 3 DE FEVEREIRO
18h30: 125 anos de National Geographic – exibição de dois documentários

O Leito Marítimo – Neste evento inédito na TV, exploraremos o leito marítimo retirando toda a água e revelando a paisagem extraordinária e inesperada que vive abaixo das ondas. Combinando as últimas medições batimétricas com computação gráfica, revelaremos um mundo nunca antes visto com tanta nitidez.

O Super Bando – O Serengeti, no norte da Tanzânia, abriga grandes predadores. Mas nenhum deles se compara aos leões. O Serengeti serve de habitat para uma das maiores populações de leão da África: aproximadamente 3.500 indivíduos, em 300 bandos. Mas este bando, que habita o centro do Serengeti, é uma exceção. O Super Bando é formado por 22 leões. Poucos bandos alcançam o status de Super Bando. Este fenômeno requer as condições ideais. E a abundância de presas e machos fortes é a chave para o sucesso. Porém, manter os filhotes vivos até a maturidade é o objetivo primordial deste Super Bando. Às vezes, as maiores ameaças para um filhote de leão vêm de outros leões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *