Museu Afro Brasil abre exposições no aniversário de São Paulo

Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza a abertura de duas novas exposições no dia 25 de janeiro.

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a exposição “Iconografia paulistana” expõe um painel da trajetória da cidade através de cem obras doadas pelo diretor curador do Museu, Emanoel Araújo. São objetos históricos, fotografias, brinquedos e quadros que remetem à memória paulistana. Araújo considera como iconografia “tudo que foi produzido em São Paulo na indústria e na papelaria: os postais, os objetos gerados por empresas de laticínios, os artefatos e os cartazes da campanha de Júlio Prestes e da Revolução Constitucionalista de 32, produzidos de uma forma ampla, sobretudo nas décadas de 30, 40 e 50. É uma espécie de arqueologia urbana”, diz.

Na mesma data, acontece ainda a abertura da exposição “Retratos sem paredes”. A mostra reúne cerca de 60 retratos de negros, além de fotografias de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905), que já integram o acervo. “Esses quadros chegaram até os tempos atuais sem se saber quem são os personagens. Na exposição, uma exceção é o retrato de Theodoro Sampaio, feito por Presciliano Silva. Quase sempre são crianças e idosos e não são alusivos a personalidades. Com o tempo, ficaram fora de lugar”, conta o diretor-curador Emanoel Araujo.

As obras doadas ao Museu Afro Brasil são de pintores como Aldo Bonadei, Antônio Bandeira, Antonio Gomide, Benedito José Tobias, Celso Antônio, Eugênio Latour, Joaquim Tenreiro, Manoel Santiago, Oscar Pereira da Silva, Pedro Bruno, Pietro Campofiorito, Presciliano Silva, Quirino Campofiorito e Raphael Galvez, entre outros, todos eles expostos em “Retratos sem paredes”.

SERVIÇO
Exposições “Iconografia paulistana” e “Retratos sem paredes”

Abertura: em 25 de janeiro de 2013, às 12h.
Em exposição até: 2 de junho de 2013
Entrada gratuita
Museu Afro Brasil
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Parque Ibirapuera – Portão 10 -São Paulo / SP

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *