Projeto Sai da Rede, do CCBB RJ, recebe o grupo Do Amor

Em janeiro, o CCBB RJ dedica suas terças à nova música brasileira que vem ganhando repercussão pela web. Sucesso de público em suas três edições anteriores, realizadas em 2011, em Brasília e São Paulo, e 2012, de novo em SP, o projeto Sai da Rede traz agora ao Rio uma série de cincos shows, de 08 de janeiro a 05 de fevereiro, sempre às terças-feiras, em dois horários, 12h30 e 19h.

Com curadoria e direção artística de Amanda Menezes e Pedro Seiler, o projeto traz ao mundo real alguns dos mais interessantes novos artistas do país, de cinco estados diferentes – São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco -, que conquistaram público e crítica utilizando-se das novas possibilidades de produção, divulgação e comercialização de suas obras oferecidas pela internet, mas ainda pouco vistos ao vivo fora de seus estados.

De fenômenos recentes como O Terno e Silva, integrantes das listas de novos artistas mais comentados do ano com seus discos de estreia, a nomes como Do Amor, BaianaSystem e Tibério Azul, que vêm, já há alguns anos, sedimentando seus trabalhos com base no do it yourself do século XXl: a possibilidade – e necessidade – de encontrar novos formatos de comunicação direta com o público em tempos de declínio da indústria fonográfica em seus moldes tradicionais.

Depois da abertura com o trio de rock paulista O Terno (08/01), seguido do BaianaSystem (15/01), o grupo Do Amor se apresenta em 22/01.  O capixaba Silva (29/01) e o pernambucano Tibério Azul (05/02) completam a programação.

Sobre as próximas atrações

29/01 – Silva (ES)

Em qualquer texto sobre as novidades da música brasileira em 2011 e 2012, Silva certamente estará lá. No final de 2011, um EP com cinco faixas gravadas em casa foi colocado na internet. Meses depois, a música de Lucio Silva, capixaba de 23 anos, era ouvida por um inesperado e numeroso público espalhado por todo o País. Nas cinco músicas, seu violino de formação erudita, encontra-se com música pop e tons de canções de amor. Em 2012, com seu nome integrando às listas de artistas mais falados do ano, o EP virtual ganharia mais sete faixas e o mundo físico, sendo lançado em CD pelo selo Slap, da gravadora Som Livre.

Ouça: http://soundcloud.com/silvasilva

05/02 – Tibério Azul (PE)

A carreira de Tibério Azul, um dos mais atuantes nomes da nova cena musical pernambucana, representa bem o seu tempo: integrante da geração nascida em pleno declínio da indústria fonográfica, sempre teve seu trabalho, que começou com o projeto “lítero-musical” Mula Manca & a Fabulosa Figura, calcado na produção e divulgação independente do mainstream. Bebendo na cartilha de CDs produzidos pelo próprio bolso e divulgação boca a boca, fundou, junto com o pianista prodígio Vitor Araújo, a banda Seu Chico, homenagem ao repertório de Chico Buarque, que com a internet cruzou a distância Pernambuco-sudeste e até hoje é sucesso de público em casas de shows do eixo RJ/SP.

Em 2011, lançou seu primeiro CD solo, “Bandarra – ou o caminho que vai dar no sol”. Antes mesmo do CD ficar pronto, o clipe da música “Veja Só” já circulava pela rede, alcançando milhares de visualizações em curto tempo e aquecendo os motores para as críticas que viriam, elogiando a força poética de suas letras influenciadas por Manoel de Barros e Rainer Maria Rilke. Além de versão física, o CD pode ser baixado no site de Tibério.

Ouça: http://tiberioazul.com.br/

SERVIÇO
SAI DA REDE
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
Curadoria e direção artística: Amanda Menezes e Pedro Seiler
Datas – (todas as terças)
08/01 – O Terno (SP)
15/01 – Baiana System (BA)
22/01 – Do Amor (RJ)
29/02 – Silva (ES)
05/02 – Tibério Azul (PE)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66- Centro – RJ
Horários: 12h30 e 19hs
Preço: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Capacidade: 155 lugares
Classificação: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *