Cineclube exibe obra seminal de Denys Arcand

Na próxima terça, 8/01, às 20h, o Sesc Piracicaba apresenta o filme O Declínio do Império Americano, escrito e produzido pelo diretor franco-canadense Denys Arcand em 1986.

O filme conta a história de quatro professores universitários conversam sobre assuntos diversos enquanto preparam um jantar. Ao mesmo tempo, em uma academia de ginástica, quatro mulheres, colegas dos professores também discutem sobre os problemas de relacionamento entre homens e mulheres. A partir da metade do filme, estes dois grupos de amigos se encontram para um jantar.

Por meio dos diálogos entre os personagens, Arcand procurou retratar a sociedade canadense da segunda metade da década de 80, e por extensão a classe intelectual que bebeu diretamente da rebeldia e transgressão das décadas anteriores, e agora vivia um momento de aceitação e conformidade.

O Declínio do Império Americano traça uma linha entre sexualidade e sensibilidade. A polarização entre homens e mulheres se dá pela forma como ambos os grupos se manifestam em suas declarações e atitudes, com perceptíveis vieses individuais. O longa, porém, está longe de ser uma análise das diferenças humanas pelo prisma sexual. Arcand extrapola os conflitos de gênero e, em alguns momentos, fica claro o objetivo principal: demonstrar a oposição entre ser e estar no mundo; dilemas ligados à construção de um processo histórico e social conturbado; produto direto do pós-tudo no final do século XX.

O filme reflete de forma velada sobre a história do breve século XX e, como define Remy, um dos personagens, em sua fala inicial “A História não é uma ciência moral. Os direitos, a compaixão e a justiça são noções estranhas à ela”. Embora fique subentendido ao longo da produção que também é estranha à História a falsa consciência de que os indivíduos constroem o próprio destino.

Uma discussão que denota o flerte do diretor com várias correntes ideológicas concorrentes como o existencialismo, o movimento separatista de Quebec, o marxismo, o estruturalismo; e que culminaria em As Invasões Bárbaras, sequência produzida pelo diretor em 2004 (esta produção também séra exibida pelo Sesc na terça, 15/01, às 20h).

Declínio do Império Americano foi indicado ao Oscar de Melhor Filme estrangeiro, recebeu inúmeros prêmios e, hoje é considerado um dos clássico do cinema fora do circuito dos grandes estúdios.

exibição ocorre no Teatro. A retirada de ingressos é gratuita e deve ser feita uma hora antes do início. Não recomendado para menores de 14 anos.

SERVIÇO
O Declínio do Império Americano
Data: 08/01 às 20h
Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro Piracicaba

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *