“Dante´s Purgatorio”, da Cia Guerreiro, reestreia no Centro Cultural Ação da Cidadania

Chega a hora de Virgílio guiar Dante pelo purgatório. Dante’s Purgatoriosegunda parte da adaptação da obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, pela Cia. Guerreiro, com direção de Jorge Farjalla, retorna ao Centro Cultural Ação da Cidadania dia 11 de janeiro para novas apresentações em 2013. Entrada franca, com público limitado a 30 pessoas.

Em 2011, o grupo estreou sua primeira versão da trilogia com Dante´s Inferno, que ficou em cartaz no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Objeto de pesquisa da Cia Guerreiro, A Divina Comédia é um poema épico e teológico dividido em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. A obra chama-se “comédia” não pelo  seu sentido contemporâneo, “engraçado, que faz rir”, mas sim porque termina bem (no paraíso). É esse o sentido original da palavra comédia, em contraste com a tragédia, que terminava, em princípio, mal para os personagens. Escrito no século XlV, na Itália, o livro narra a história de Dante, que em certo ponto de sua vida, desgostoso com a humanidade, visita o inferno, o purgatório e o paraíso acompanhado de Virgílio, autor de Eneida, já então falecido. Obra de profundas reflexões filosóficas e espirituais, A Divina Comedia se tornaria um dos grandes clássicos da história da literatura.

A encenação

No purgatório, Dante sobe o grande penhasco que forma seu território, atravessando os sete terraços onde se expiam os sete pecados capitais. Nesta segunda parte da obra, a encenação da Cia traz a estrutura de uma procissão, tão conhecida por todos nós, seja ela de cunho religioso, vide a via sacra e as procissões de Corpus Christi, ou de cunho pagão, como os trios elétricos que guiam multidões em festas de carnaval. Durante todo o espetáculo, atores e espectadores irão percorrer os sete reinos do purgatório. Diferente do Inferno e do Paraíso que são perpétuos, o Purgatório é transitório, lá se chega e se pode sair através do arrependimento, das orações dos que ainda estão na terra, que auxiliam os que almejam a redenção divina. No Purgatório as almas têm esperança de alcançar o Paraíso.

Ipojucan Dias interpreta Virgílio e Jorge Farjalla, Lúcifer. João Monteiro, Anna Machado, Fernanda de Jesus, João Muniz, João Paulo Nóbrega, Lis Coelho, Loeni Mazzei, Luana Dickman, Paolo Sampaio, Raphaela Tafuri, Úrsula Cabral, V. Murici e Zímara se dividem no papel de Dante.

SERVIÇO
Dante´s Purgatorio – segunda parte da obra A Divina Comédia – Cia Guerreiro
Local: Centro Cultural Ação da Cidadania
Endereço: Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde/ RJ
Texto: Dante Alighieri
Direção: Jorge Farjalla
Categoria: drama/comédia
Elenco:  Anna Machado, Ipojucan Dias, Fernanda de Jesus, João Monteiro, João Muniz, João Paulo Nóbrega, Jorge Farjalla, Lis Coelho, Loeni Mazzei, Luana Dickman, Paolo Sampaio, Raphaela Tafuri, V. Murici e Zímara.
Temporada: * Janeiro: dias 11, 12 e 13 (sexta a domingo), 16, 17 e 18 + 24, 25 e 26 (quarta, quinta e sexta)
* Fevereiro/março: dias 15, 16 e 17 (sexta a domingo), 20, 21 e 29 + 27, 28 e 01/03 (quarta, quinta e sexta)
Horário:  20h
Duração: 1h30min
Classificação:  18 anos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *