Exposição sobre o Fotojornalismo da Revista O Cruzeiro é tema de oficina educativa

Como complemento à exposição As origens do fotojornalismo no Brasil: um olhar sobre O Cruzeiro, em cartaz no IMS-SP até 31 de março, o Educativo do IMS oferece a oficina Narrativas fotográficas – descobrindo a fotorreportagem, em que crianças e seus pais poderão produzir fotorreportagens fictícias a partir de imagens do acervo da revista O CruzeiroAtividades lúdicas irão incentivar a reflexão sobre o que é uma fotorreportagem, quem é responsável por fazê-la e quais temas ela pode abordar.

Índios txucarramães, c. 1953. Xingu - Henri Ballot/Acervo Instituto Moreira Salles
Índios txucarramães, c. 1953. Xingu
Henri Ballot/Acervo Instituto Moreira Salles

Exposição

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro abriu em 10 de julho de 2012 (terça-feira), às 19h, a exposição Um olhar sobre O Cruzeiro: as origens do fotojornalismo no Brasil, com mais de 300 imagens e matérias que revelam a história da principal revista ilustrada brasileira do século XX, que foi decisiva para a implantação do fotojornalismo no país. A exposição tem como fio condutor a relação entre as imagens produzidas pelos fotógrafos e as fotorreportagens tal como foram publicadas. Essa abordagem, até hoje inédita, terá como foco as décadas de 1940 e 1950, período de maior inventividade e penetração social da revista. A curadoria da mostra é da professora e curadorado Museu de Arte Contemporânea da USP, Helouise Costa, e de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do Instituto Moreira Salles. No dia da abertura, será realizada uma mesa-redonda com o jornalista e escritor Fernando Morais;Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto, que colaboraram para a revista como fotógrafos; e a curadora Helouise Costa. A entrada é gratuita e os lugares são limitados.

Na exposição, são apresentadas as contribuições de Jean ManzonJosé Medeiros, Peter Scheier, Henri Ballot, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Luciano Carneiro, Salomão Scliar, Indalécio Wanderley, Ed Keffel, Roberto Maia, João Martins, Mário de Moraes, Eugênio Silva e Carlos Moskovics, além de Flávio Damm e Luiz Carlos Barreto. Muitas das imagens pertencem ao acervo IMS. Outras foram cedidas por outros acervos: jornal Estado de Minas, Fundação Pierre Verger, APESP (Acervo Público do Estado de São Paulo), Coleção Samuel Gorberg e os acervos pessoais de Luiz Carlos Barreto e Flávio Damm.

SERVIÇO
Narrativas fotográficas – descobrindo a fotorreportagem
Datas: (terças, quartas e quintas) 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22,23, 24, 29, 30, 31
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Endereço: Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Horário: 14h
Duração: de 1h30 a 2 horas
Idade mínima: 6 anos
Número máximo de participantes: 20 pessoas (entre crianças e responsáveis)
Para informações e inscrições, entrar em contato com o setor educativo pelo telefone (11) 3825-2560, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Tel.: (11) 3825-2560
www.ims.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *