Espetáculo infantil “Espalha pra Geral!”, de Denise Stutz e Felipe Ribeiro, em curta temporada no Sergio Porto

A partir de uma leitura lúdica, Denise Stutz e Felipe Ribeiro levam ao universo infantil dança contemporânea, tecnologia e poesia no espetáculo “Espalha pra Geral!”, em curta temporada no Sergio Porto, de 6 a 16 de dezembro, de quinta a domingo.

Como o próprio nome diz, a peça é um convite ao público para embarcar na alegria que a experiência cênica pode criar. “Espalha pra Geral!” tem a proposta de tirar a criança do lugar contemplativo e, através do jogo, fazê-la participativa do espetáculo, tornando-a parte da obra.

“Aproveitamos do hipertexto das fantasias e de histórias que se iniciam, mas não têm fim”, conta Felipe Ribeiro. A peça traz mudanças rápidas de temas que se costuram, constroem pensamentos e estimulam a poesia e a imaginação. As histórias incompletas abrem cada vez mais possibilidades de brincadeiras que começam entre os bailarinos, passam para crianças escolhidas, e por fim invadem a plateia, mudando a relação entre o espaço do palco e da arquibancada. “Escolhemos gestos cotidianos dotados de novas intenções para compor os movimentos”, explica Denise.

Numa espécie de “faça você mesmo”, as crianças contemplam o palco projetando-se sobre ele. O desenvolvimento narrativo da peça torna esta projeção em fato, já que em duas situações algumas crianças são escolhidas para compor a cena no palco. A participação do público na composição do espetáculo ganha tanta importância para o “Espalha pra Geral!” que sua última cena é um convite para que toda a plateia de pé em seus lugares dance conosco o jogo de vídeo game DDR (Dance Dance Revolution) criado pelos intérpretes especialmente para o espetáculo. Enquanto a plateia dança, palavras de encorajamento são incluídas ao vivo sobre a imagem, numa integração entre acontecimento e tecnologia.

Não propomos um olhar nostálgico, mas sim atuante. Por vezes partimos de nossas memórias de criança, mas somente para ver como determinadas brincadeiras perpassam gerações, e como um grande número de outras se criam. Espalha pra Geral! atua no contágio de desejos, despertando e estimulando a riqueza de inventar e acreditar nas fantasias, para em seguida destruí-las no intuito de que todo um novo espectro de fantasias possa ressurgir.

“Espalha pra Geral!” foi criado durante o programa Entrando na Dança de 2010. O espetáculo foi contemplado no Edital FADA para circulação no Município do Rio de Janeiro em 2012 e foi apresentado em diversas capitais brasileiras e em Montevidéu, no Uruguai.

SERVIÇO
“ESPALHA PRA GERAL!”
Data: De 06 a 16 de dezembro.
De quinta a domingo. Qui e sex (15h) / Sab e dom (16h)
Ingressos: R$20,00 (inteira)/ R$10,00 (meia)
Local: Espaço Cultural Sergio Porto
Endereço: Visconde Silva s/n – Humaitá
Informações: (21) 2535-3846
Capacidade: 50 lugares
Classificação etária: livre.
Recomendação etária: 3 anos
Duração: 50 minutos
Outras informações: www.denisefelipe.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

One Reply to “Espetáculo infantil “Espalha pra Geral!”, de Denise Stutz e Felipe Ribeiro, em curta temporada no Sergio Porto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *