Mostra dedicada a Júlio Bressane exibe três importantes filmes do cineasta no Cine Humberto Mauro

Três importantes filmes do cineasta Júlio Bressane, tido como um dos membros da geração marginal do cinema brasileiro, serão exibidos no Cine Humberto Mauro nos próximos dias 19 e 20 de novembro. A mostra dedicada ao autor irá exibir “Filme de Amor”, “Dias de Nietzsche em Turim” e “Cleópatra”, produzidos respectivamente em 2003, 2004 e 2007.

“Filme de Amor” recebe uma sessão no dia 19, às 21h, e outra no dia 20, às 17h. “Dias de Nietzsche em Turim” também recebe duas sessões: uma no dia 19, às 17h, e outra às 19h, no dia 20 consecutivo. “Cleópatra” será exibido em uma sessão apenas, no dia 20 de novembro, e encerra a mostra, às 21h.

Ao traçar uma linha comum sobre os três filmes, pode-se afirmar que todos são experimentais e, até certo ponto, radicais na proposta estética e na linguagem usada para narrar os enredos, segundo o Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini.

Em “Cleópatra”, com interpretação da atriz Alessandra Negrini, os acontecimentos históricos e políticos são colocados em segundo plano. As paixões e os anseios daquela que foi a última rainha do Egito são mais importantes.

Já em “Dias de Nietzsche em Turim”, o ícone filosófico é retirado da zona de conforto e inserido na cidade italiana de Turim, onde escreveu alguns de seus textos mais conhecidos, como, por exemplo, “Ecce Homo” e “Crepúsculo dos Ídolos”. Em Turim, Nietzsche entrega-se totalmente às suas próprias ideias, envolvendo-se com a arte, a ciência e sua própria vida.

Em “Filme de Amor” os personagens também se entregam às suas paixões. Para escapar do ambiente em que vivem, três amigos decidem se encontrar em um pequeno apartamento num final de semana, com o objetivo de beber, conversar e sentir prazer. O ator Fernando Eiras protagoniza tanto “Dias de Nietzsche em Turim” como “Filme de Amor”.

“Um dos papeis da Fundação Clóvis Salgado é dar espaço aos cineastas que não possuem espaço, além de discutir e fazer reverberar o que não é discutido, através dos filmes”, afirma o Gerente de Cinema da instituição, Rafael Ciccarini. Ainda segundo Ciccarini, há um desejo da gerência de cinema de apresentar ao público mineiro outros filmes de Júlio Bressane.

Em ambos os dias, a entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência na bilheteria do Cine Humberto Mauro.

PROGRAMAÇÃO

19 de novembro (segunda-feira)

17h – Dias de Nietzsche em Turim (2004) | (14 anos) | 84´
21h – Filme de Amor (2003) | (18 anos) | 91´

20 de novembro (terça-feira)

17h – Filme de Amor (2003) | (18 anos) | 91´
19h – Dias de Nietzsche em Turim (2004) | (14 anos) | 84´
21h – Cleópatra (2007) | (18 anos) | 117´

SERVIÇO
Mostra “Júlio Bressane”
Data: 19 e 20 de novembro
Local: Cine Humberto Mauro
Endereço: av. Afonso Pena, 1537, Centro
Classificação indicativa: 14 e 18 anos
Entrada Gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *