Club Transatlântico recebe a exposição fotográfica “Pomeranos de Jetibá”

O Foyer Cultural do Club Transatlântico recebe entre os dias 13 e 26 de novembro a exposição fotográfica “Pomeranos de Jetibá”, do fotógrafo fluminense Cesar Fraga. A mostra é dividida em cinco etapas e apresenta uma perspectiva moderna da vida rural dos moradores de Santa Maria de Jetibá/ES, que migraram da Pomerânia (antiga região da Alemanha e Polônia) para o Brasil no século XIX.

A exposição é resultado do projeto de um livro homônimo de fotografias, ainda a ser lançado. “A ideia é mostrar um pedaço do país aos brasileiros, em um livro contemplativo. Ao mesmo tempo, poder colocar de volta descendentes de alemães e poloneses em contato com um pedaço do seu passado”, comenta o fotógrafo.

Ao todo, serão 41 fotos coloridas expostas, sendo 40 no formato 60 x 60 cm e uma no formato 1,5 X 1,5m. As imagenstrazem um retrato da riquíssima cultura pomerana da serra capixaba, com curadoria do artista plástico Clovis Aquino.

A primeira parte do projeto enfoca a transição da Europa para o Brasil, conta um pouco sobre a história do povo e como eles migraram para cá. A segunda mostra um pouco sobre o município Santa Maria de Jetibá. A terceira aborda a cultura de forma geral, a dança, música e a festa Pomerana, que celebra a cultura local. A quarta é dedicada à vocação agrícola do povo pomerano. E na quinta, o autor-fotógrafo se dedica a mostrar a disciplina e a educação, que podem ser vistas principalmente na tradição do xadrez, que é curricular.

A Pomerânia era uma província da Prússia, formada por 93 ducados, território governado por um duque ou duquesa, que não passou pelo mesmo processo de modernização que a Alemanha e a Polônia, o que fez com que estruturas feudais agrícolas durassem por mais tempo. Diante da promessa de colonizadores, os pomeranos aportaram no Brasil e se instalaram em Santa Maria de Jetibá no Espirito Santo. O município é considerado o maior pólo avícola do Estado e segundo maior produtor de ovos do Brasil. Com natural vocação agrícola, superaram as promessas não cumpridas.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica “Pomeranos de Jetibá”
De: 13 à 26 de Novembro | Segunda à Sexta-feira | das 9h às 22h
Vernissage: 13 de Novembro | Terça-feira | 20h
Local: Club Transatlântico | Foyer Cultural
Endereço: Rua José Guerra, 130 – Chácara Santo Antônio
Todas as obras estarão à venda
Outras Informações: 2133-8606 ou cultural@clubtransatlantico.com.br
Estacionamento no local: R$ 13,00 o período

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *