Peça indicada ao Prêmio Shell 2012 tem apresentação em Piracicaba

O 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) traz nesta terça-feira (30), às 20h, o espetáculo teatral Cabeça de Papelão, indicado nas categorias Dramaturgia e Direção Musical ao Prêmio Shell 2012. A apresentação acontece no Teatro Municipal Dr. Losso Netto para uma plateia de 80 pessoas. Iniciado em 27 de outubro, a mostra teatral segue até 4 de novembro com atrações gratuitas na Praça José Bonifácio e nos pontos de cultura Garapa e Educomunicamos.

Criação da Cia. da Revista, a montagem marca os 15 anos de percurso da trupe paulistana, que traz aos palcos piracicabanos dez atores e dois músicos. No espetáculo Cabeça de Papelão eles retratam a trajetória de Antenor, cidadão do País do Sol que por falar a verdade e pensar livremente, é discriminado por seus compatriotas.

Antenor se viu alijado do convívio social e do trabalho, recebendo constantes conselhos de que ajeitasse sua má cabeça, visto que não se enquadrava no bom senso pregado pela sua sociedade. Ao conhecer Maria Antônia (filha da costureira de sua mãe), ele se apaixona e decide mudar sua cabeça, a pedido da moça. Deixa, então, sua cabeça para conserto numa relojoaria, recebendo em troca uma cabeça de papelão, fabricada em série.

Ao estilo de uma revista contemporânea, que segue a estrutura clássica de quadros do teatro de revista, o trabalho é resultado de uma pesquisa de dois anos. Para compor o espetáculo foram mescladas referências de várias obras, como Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny (de Bertolt Brecht); Ratos e Urubus Larguem Minha Fantasia (de Joãosinho Trinta), Os 50 anos de Brasília, o Teatro de Revista, além do conto O homem da Cabeça de Papelão (escrito por João do Rio).

Responsável pela direção do espetáculo, Kleber Montanheiro diz que a obra possibilita uma reflexão sobre a cidade que habitamos e suas possibilidades de mutações. A direção musical é de Adilson Rodrigues, que montou uma trilha diversificada com composições próprias e canções conhecidas como Tudo Passará (Nelson Ned) e Fio de Cabelo (Chitãozinho & Xororó). O preparo vocal se deu durante o processo e os arranjos foram construídos respeitando as qualidades vocais do grupo. Além de cantar, os integrantes da companhia também tocam violão, acordeom e percussão.

MINITEATRO – Nascida em 1997, a Cia. da Revista tem 12 espetáculos em seu percurso e coleciona nove prêmios. Desde 2009, conta com uma sede própria para apresentação de seus espetáculos, o MiniTeatro, instalado em uma área de 150 metros quadrados na tradicional Praça Roosevelt, região central de São Paulo, com público estimado de 40 mil pessoas nos três anos.

Além da recente indicação ao Prêmio Shell, o grupo foi contemplado com os prêmios FEMSA, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e CPT (Cooperativa Paulista de Teatro). O fundador do grupo, Kleber Montanheiro, recebeu os prêmios APCA e FEMSA, ambos como melhor diretor.

O FENTEPIRA – A sétima edição do Fentepira possui 15 espetáculos, sendo cinco convidados e dez selecionados para a mostra oficial. Na quarta-feira (31), o grupo paulistano Quase9 Teatro apresenta Encontro de Dois, às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A montagem explora o universo dos ouvintes e não ouvintes e possui acessibilidade a surdez.

No Teatro Municipal estão programadas ainda os espetáculos O Dorminhoco (às 15h de 1o de novembro); Outro Lado (dia 2, às 20h); Forfé Canta Lilás (dia 3, às 21h) e Sobre a Terra que Arde (dia 4, às 20h). O local também recebe a oficina Criação Coletiva e Autoral no Teatro Contemporâneo, dia 2, às 14h, com o elenco do grupo Quatroloscinco, de Belo Horizonte.

O Ponto de Cultura Garapa será palco da montagem de 25 anos do Andaime Teatro Unimep, Coração dos Teatros Rodantes, às 17h de 4 de novembro, enquanto o Educomunicamos Ponto de Cultura exibirá o filme O Palhaço, de Selton Mello, no dia 1o de novembro, às 19h30.

A Praça José Bonifácio volta a receber um espetáculo de rua, O Pavão Misterioso, programado para sábado (3 de novembro), às 10h, com a Cia. Forrobodó de Teatro e Cultura Popular, de são José do Rio Preto.

A realização é da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com apoio do Sesi, Senac, Associação Piracicabana de Teatro (Apite!), Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Secretaria Municipal de Educação e Centro de Comunicação Social da Prefeitura.

SERVIÇO
7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), com Cabeça de Papelão
Data: Dia 30 de outubro, às 20h
Local: Teatro Municipal Dr. Losso Netto
Endereço: Avenida Independência, 277, Centro
Entrada gratuita
Lotação: 80 lugares
Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Mais informações: www.fentepira.com.br, www.fentepira.wordpress.com, no Facebook Fentepira Piracicaba ou por telefone (19) 3433-4952.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *