Espetáculo juvenil “Amado” estreia no Teatro do SESI-SP

Inspirada na vida e obra de Jorge Amado, a peça Amadoescrita e dirigida por Rosane Almeida e com consultoria artística de Antonio Nóbrega, faz uma leitura sobre diversos protagonistas criados pelo famoso autor baiano, cujo centenário de nascimento comemora-se neste ano. A montagem juvenil inédita, realizada pelo SESI-SP em parceria com o Instituto Brincante, conta com canções interpretadas ao vivo e performances de dança.

O espetáculo, com entrada gratuita, entra em cartaz no Teatro do SESI São Paulo a partir de 23 de agosto. Durante a temporada, que se encerra dia 2 de dezembro, as apresentações para o público em geral serão realizadas aos sábados e domingos, às 16 horas. Às quintas e às sextas, haverá sessões exclusivas para agendamento escolar.

Difícil encontrar um brasileiro que não tenha se envolvido com as tramas do escritor, seja por meio de um de seus 45 livros publicados ou pelas versões de suas obras, adaptadas para o teatro, o cinema, as novelas e até aos enredos de escolas de samba. Na história de Amado, o circo, a comédia, o drama e a tragédia, em seus variados sotaques e trejeitos, são partilhados com o público.

Nove artistas que integram o Instituto Brincante – do qual também faz parte a diretora Rosane Almeida – reinventam personagens e conflitos presentes nas obras do escritor baiano, dentre elas Dona Flor e Seus Dois Maridos, Quincas Berro D’água, Gabriela, Cravo e Canela e Capitães de Areia. E, dessa forma, homenageiam a obra de um escritor que soube traduzir como poucos a alma coletiva do povo brasileiro.

“Para criar sua vasta obra, Jorge Amado inspirou-se em pessoas reais do cotidiano, que via perambulando pelas ruas, subindo e descendo as ladeiras de Salvador. A baiana, o pescador, o bêbado, o capoeirista, o entalhador e o malandro sedutor ganharam nome e sobrenome em sua literatura”, destaca Rosane Almeida.

Sobre o Instituto Brincante 

Brincante é como os artistas populares se autodenominam. Não se dizem músicos, atores ou bailarinos. São Brincantes, e os seus espetáculos são a sua brincadeira, o seu brinquedo. Essa visão lúdica do fazer artístico está presente tanto na metodologia como nas atividades que se desenvolvem no Instituto Brincante. Durante vinte anos de trajetória, a instituição consolidou-se como um lugar de pesquisa, assimilação, criação e principalmente como um espaço de encontros e trocas que possibilitam compartilhar a riqueza da nossa cultura e sua importante diversidade. Todos esses são caminhos que tradicionalmente ajudaram o ser humano a entender seu espaço e a interferir na ordem social. Caminhos que levam ao conhecimento do potencial humano e de sua capacidade única de criação. Ao criar, o ser humano se inventa e pode inventar também a sociedade que deseja para si.

SERVIÇO
Espetáculo Amado
Local: Teatro do SESI São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 1.313, Metrô Trianon-Masp
Temporada: de 23 de agosto a 2 de dezembro
Datas e horários: aos sábados e aos domingos, às 16h. Às quintas e às sextas-feiras, as sessões são exclusivas para agendamento escolar
Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7439
Capacidade: 456 lugares
Duração: 75 minutos
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 3146-7405
Entrada franca – a distribuição dos ingressos tem início a partir da abertura da bilheteria, no dia do evento. Podem ser retirados dois ingressos por pessoa
Horário de funcionamento da bilheteria: de quarta a sábado, das 12h às 20h30; e aos domingos, das 11h às 20h.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *