Projeto História Permanente do Cinema exibe clássicos de Charles Chaplin, Billy Wilder e George Marshall na programação de agosto

O projeto História Permanente do Cinema, realizado pela Fundação Clóvis Salgado, apresenta no mês de agosto, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, cinco longas-metragens de premiados diretores internacionais. As sessões acontecem sempre às quintas-feiras, às 17h. Todos os filmes exibidos estão relacionados às duas mostras em cartaz ao longo do mês, “Cores do Noir” e “Chaplin”.

Abrindo a programação, no dia 2, será exibido o filme Pacto de Sangue, de 1944, dirigido pelo norte-americano Billy Wilder. Indicado a sete categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz, o longa tem Fred MacMurray e Bárbara Stanwyck nos papéis principais. A sessão será comentada pela pesquisadora e professora Ana Lúcia Andrade.

Outro clássico noir, Dália Azul, de 1946, com direção de George Marshall e roteiro de Raymond Chandler será exibido no dia 9. O filme é um dos maiores sucessos de bilheteria protagonizados pela dupla Alan Ladd e Veronica Lake e recebeu indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original. A sessão será comentada pelo crítico Leonardo Amaral.

Luzes da Ribalta, de 1952, será exibido no dia 16 de agosto. A exibição deste que é um dos maiores clássicos de Charlie Chaplin acontece em meio à mostra dedicada ao cineasta britânico, em cartaz no Cine Humberto Mauro de 10 de agosto a 6 de setembro. Ao final da sessão, o filme será comentado pelo professor e pesquisador Guaracy Araújo.

Dando continuidade à programação do projeto, o longa Em Busca do Ouro será exibido no dia 23 de agosto. Estrelado pelo próprio Chaplin, o filme de 1925 ganhou duas estatuetas do Oscar. No mesmo dia, às 19h, será realizada a palestra “Música e fala: a transição do silencioso para o sonoro no cinema de Chaplin”, dentro da mostra “Chaplin”, ministrada pelo pesquisador Leo Vidigal.

Na última quinta-feira do mês, dia 30, o História Permanente do Cinema encerra a programação de agosto com a comédia Um Rei em Nova Iorque, também estrelada por Chaplin. Lançado em 1957, foi o penúltimo filme produzido pelo cineasta.

Realizada desde 2010, no Cine Humberto Mauro, a História Permanente do Cinema tem como foco os filmes em sua individualidade (das mais variadas escolas, tendências, períodos, países e diretores). Sua programação é inspirada em um projeto que leva o mesmo nome, realizado pela Cinemateca Portuguesa.

As sessões têm entrada gratuita, com retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes de cada exibição.

Programação

02 de agosto – 17h | Pacto de Sangue (1944), Billy Wilder | (14 anos) | 107’ (Sessão comentada pela pesquisadora e professora Ana Lúcia Andrade)
Sinopse: Numa visita de trabalho, o agente de seguros Walter Neff conhece a atraente Phyllis Dietrichson. Eles logo se apaixonam e Phyllis o convence a elaborar um plano para assassinar seu marido. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro de acidentes pessoais que ele havia acabado de fazer.

09 de agosto – 17h | Dália Azul (1946), George Marshall | (14 anos) | 96’
Sinopse: O pistoleiro Philip Raven mata um chantagista, mas é pago pelo traidor Willard Gates com dinheiro “quente”. Enquanto isso, a artista Ellen Graham, que se apresenta em casas noturnas e namora o tenente Crane, está à procura de Raven. O pistoleiro está relacionado com o comitê do senado numa investigação sobre Gates. Em busca de vingança, Raven encontra Ellen num trem. Seu relacionamento gradualmente passa de assassino e vítima em potencial, para uma difícil aliança contra um inimigo em comum.

16 de agosto – 17h | Luzes da Ribalta (Limelight, 1952) | (12 anos) | 137′ (Sessão comentada pelo professor e pesquisador Guaracy Araújo)
Sinopse: Calvero é um palhaço em decadência que nutre um amor por Thereza, uma bailarina que está superando as dificuldades após uma tentativa de suicídio. Quando pensa que não conseguirá mais dançar, ela perde as esperanças, mas Calvero passa a incentivá-la de todas as formas.

23 de agosto – 17h | Em Busca do Ouro (The Gold Rush, 1925) | (Livre) | 95´
Sinopse: Durante a corrida do ouro de 1898, nosso vagabundo tenta a sorte no Alasca. Porém, tudo o que ele consegue é arrumar bastante confusão com Jim McKay e se apaixona pela dançarina Geórgia.

30 de agosto – 17h | Um Rei em Nova Iorque (A King in New York, 1957) | (Livre) | 107´
Sinopse: Monarca deposto chega a Nova York e encontra seu ex-primeiro ministro, que se apropriou de todo o seu dinheiro. Com uma conta alta e crescente no hotel, ele é convencido por um executivo de publicidade a fazer comerciais para TV. Lá, encontra um jovem que foi usado pelos políticos de seu país e seus parentes para traí-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *