Leila Pinheiro e Convidados apresentam apresentam os Ritmos e Sons da Amazônia no CCBB Rio

Amazônia Convida é o nome da série musical que o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro promoverá de julho a novembro, dentro do projeto Terças Musicais. Será uma série de shows inéditos, todos com conteúdo e temática voltados para a região amazônica e que, durante esses meses, terá a paraense Leila Pinheiro como mestre de cerimônias.

Com curadoria de Marco Bosco, arranjos e direção musical de Paulo Calasans, o Amazônia Convida apresentará a música e a cultura regional da Amazônia e terá como convidados compositores e artistas locais.  Os shows mostrarão algumas das expressões musicais da região, mesclando ritmos e sons do Norte com a arte e o cuidado ambiental explícito nas letras das composições.

Para participar deste projeto, Leila Pinheiro convidou cinco reais representantes da música da Amazônia que apresentarão ao público novas sonoridades, numa conexão de sons e vozes da floresta.  Do Pará, Vital Lima e Nilson Chaves; de Roraima, o poeta e músico, Eliakin Rufino e a cantora Euterpe; e do Amazonas, Célio Cruz.

Leila Pinheiro abrirá os shows e apresentará cada convidado e a sua relação com a música e a estética amazônida. No primeiro show, que acontecerá no dia 31 de julho, o convidado será Nilson Chaves, do Pará.

Nilson Chaves é compositor, cantor e violonista. É considerado um dos grandes representantes da música nortista e um artista genuinamente amazônico. Nilson procura universalizar sua música encaixando os costumes e palavras da região Norte à linguagem musical bem moderna. Além de seu reconhecimento nacional, é considerado um dos cantores paraenses mais conceituados no mercado internacional, principalmente na Europa, onde já apresentou uma série de shows e teve dois CDs lançados.

Leila Pinheiro é paraense de Belém, tem 30 anos de carreira e é uma grande intérprete da Música Popular Brasileira.  Em 1985, Leila Pinheiro ganhou o prêmio revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, com a música “Verde”, de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto.  Em 1987 gravou o disco “Olho Nu”, que levou ao Japão, onde ganhou um prêmio de melhor intérprete no Festival Mundial Yamaha. No final dos anos 90 fez shows com Ivan Lins nos EUA e participou do tributo a Tom Jobim realizado no Carnegie Hall. Em 2000 gravou “Reencontro”, CD com repertório de Gonzaguinha e Ivan Lins. Em seu último álbum, RAIZ, lançado no fim de 2011, Leila Pinheiro busca suas origens amazônicas e apresenta um trabalho totalmente inédito, uma nova sonoridade nunca antes mostrada em uma carreira marcada como intérprete de MPB e Bossa Nova.

Amazônia Convida terá ao todo 10 shows, sempre às terças-feiras, cada um com 80 minutos de duração.  O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro, tel.: (21) 3808-2020. Outras informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

Programação

LEILA PINHEIRO E ELIAKIN RUFINO

Eliakin Rufino nasceu e reside em Roraima, é poeta, cantor e compositor, escritor e produtor cultural com alguns álbuns e livros lançados.  Há mais de 20 anos vem fazendo shows de música e poesia por todo o país.  Eliakin é um intelectual e professor universitário, que com suas letras ácidas e bem-humoradas trata de assuntos sociais, ambientais, políticos e existenciais.  Um trabalho seu já conhecido pelo Brasil é a versão poética que deu ao Estatuto da Criança e do Adolescente que o balé Stagium transformou em espetáculo.

25 DE SETEMBRO
LEILA PINHEIRO E CELIO CRUZ

Cantor e compositor amazonense, Celio Cruz, lançou seu primeiro CD em 1995 – “Candeia de Estrelas”.  Desde 1987, o cantor e compositor realiza shows em Manaus e em outras cidades como Boa Vista, Belém e Rio de Janeiro. A música se inscreve no bom estilo MPB, com algumas incursões por ritmos latinos, blues e baladas, com melodias originais que podem ser interpretadas como a feição amazônica impregnada na própria vida do artista.

23 DE OUTUBRO
LEILA PINHEIRO E EUTERPE

Euterpe teve seu CD de estreia – “Batida Brasileira” – premiado na edição do Projeto Pixinguinha, em 2008.  Nascida em Boa Vista, na fronteira do Brasil com a Guiana e a Venezuela, a cantora mistura em suas canções a música indígena, afro-caribenha, samba de cacete, salsa, cúmbia, marabaixo, xote bragantino, naiambing, regaae e zouk.  Com isso, ela dá um toque de originalidade ao seu trabalho.  Euterpe não é somente a nova revelação da música roraimense, mas uma aparição criativa e inteligente no atual cenário da música popular brasileira.

27 DE NOVEMBRO
LEILA PINHEIRO E VITAL LIMA

Músico e compositor, Vital Lima nasceu em Belém do Pará.  Em 1974, foi uma das revelações do 1º Festival da Música e Poesia Universitária ao lado da então iniciante Fafá de Belém, que interpretava uma de suas músicas.  A partir daí, e já no Rio de Janeiro, em parceria com Hermínio Belo lança o disco “Pastores da Noite” (1978) cuja música título foi um dos temas da novela “Memórias de Amor”, da Rede Globo. Vital Lima tem músicas gravadas por Marlene, Simone, Fafá de Belém, Elizeth Cardoso, Alaíde Costa, Leila Pinheiro, Ademilde Fonseca, Wanderléa, Emílio Santiago, Marisa Gata Mansa, Zé Renato, entre outros.

SERVIÇO
Evento: Amazônia Convida
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Idealização e Coordenação de Produção: Regina Rosa Godoy
Curadoria: Marco Bosco
Diretor Musical e arranjos: Paulo Calasans
Músicos Convidados: Vital Lima, Nilson Chaves, Eliakin Rufino, Célio Cruz e Euterpe
Show Inicial: Leila Pinheiro e Nilson Chaves
Data: 31.07.2012 – Terça-feira
Horário: 12h30 e 19h
Local: Teatro II
Capacidade: 155 lugares, sendo três para cadeirantes
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Preço: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia entrada para estudantes e idosos)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *