Dança no MIS estreia em julho com apresentação de Morena Nascimento e projeções de videodança

O dia 14 de julho marca a inauguração do mais novo projeto mensal do MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Dança no MIS é uma programação gratuita, em que coreógrafos são convidados a escolher uma área do Museu para compor um trabalho site-specific em dança. Antes de cada apresentação, também será exibida uma seleção de filmes de videodança. Com este projeto, a dança contemporânea ganha um novo espaço na cidade e uma oportunidade valiosa de ampliar seu público e suas possibilidades de pesquisa artística.

O foco de Dança no MIS será levar à instituição artistas que transitem por diferentes linguagens, se interessem por descobrir interfaces tecnológicas para seus trabalhos, dialoguem com a matriz cultural do Museu, discutam a ocupação artística do espaço público e estejam disponíveis para trabalhar fora dos padrões de espetáculo e das noções habituais que separam artista e plateia, para assim poder também discutir a inserção da arte na vida cotidiana na cidade.

Para ser curadora desta programação, o MIS convidou Natalia Mallo, artista argentina radicada no Brasil, que vem atuando há 15 anos em diversas áreas culturais, tendo iniciado sua carreira na música e posteriormente ampliado sua produção através de intensas colaborações com coreógrafos e companhias de dança, realizando trilhas sonoras e participando da concepção e realização de instalações, espetáculos e performances. Além disso, tem colaborado em projetos de videoarte, filmes de curta e longa metragem, concepção de performances em espaço público e instalações multimídia.

O lançamento do projeto, no dia 14, contará com a apresentação de Morena Nascimento, bailarina que recentemente estreou o trabalho site-specific “Clarabóia”, com sucesso incomum de público. Morena, recém chegada de temporada de apresentações em Londres, integrou a Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, companhia com a qual continua contribuindo como convidada, e participa do filme “Pina” de Wim Wenders. Além desta apresentação, será exibido o premiado filme de videodança “The Cost of living”, do grupo inlgês DV8. Para fechar o evento, alguns artistas apresentarão pequenos trechos de suas estréias recentes ou de trabalhos inéditos (Clarice Lima, Jorge Garcia, Ricardo Iazzetta, Ramiro Murillo, Gisele Calazans e Nathalia Catharina).

Programação 14 de Julho – LANÇAMENTO DO PROJETO DANÇA NO MIS

18h – Exibição de filme de videodança

The Cost of Living (2004) DV8 Phisical Theater – Filmado numa pacata cidade de praia na costa de Norfolk, Inglaterra, o filme conta a história de dois performers de rua. Um deles (Eddie) é forte e combativo, o outro (David) não tem pernas e está empenhado em impedir que sua deficiência física ou os preconceitos da sociedade atrapalhem seu caminho. Em uma série de cenas interligadas, os dois protagonistas vão vivendo (dançando) diferentes encontros, alguns duros, outros comovedores, todos poéticos.

Diretor: Lloyd Newson
Performers: Jose Maria Alves, Gabriel Castillo, Robin Dingemans, Tom Hodgson, Eddie Kay, [Tanja Liedtke], Eddie Nixon, Kareena Oates, Rowan Thorpe, David Toole and Vivien Wood.
 Classificação indicativa: 18 anos.

Ao término do filme, haverá breve apresentação do projeto e dos artistas convidados.

19h Performance site-specific

Morena Nascimento apresentará uma peça especialmente criada para o MIS.

Morena Nascimento é bailarina e coreógrafa. Formada pela Unicamp, trabalhou com artistas como Susanne Link, Tuca Pinheiro, Rodolfo Leoni, Chikako Kaido, Lara Pinheiro, Marcio Aurélio, Benjamim Taubkin, entre outros. Integrou de 2007 a 2010 o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, companhia com a qual continua contribuindo artisticamente como bailarina convidada, e participou do filme PINA, de Wim Wenders. Sua formação compreende estudos em dança clássica, moderna e contemporânea. Atualmente desenvolve seu trabalho autoral através de parcerias com artistas de diversas linguagens. Recentemente estreou o espetáculo site-specific “Clarabóia”.

20h Coquetel e intervenções

Pílulas de Dança Contemporânea

Durante o coquetel, que contará com discotecagem do músico Tatá Aeroplano, serão apresentados pequenos trechos de espetáculos de dança estreados recentemente ou em processo de montagem. Para isso, foram convidados os seguintes artistas: Jorge Garcia (“Nihil Obstat”), Ricardo Iazzetta (“Noiva Delirante”), Nathalia Catharina (“Frágil”), Ramiro Murillo e Gisele Calazans (“Tempo Roubado”), além da intervenção “Árvores Pocket”, com Clarice Lima e Gente Fina, Elegante e Sincera.

SERVIÇO
Dança no MIS | Morena Nascimento
Data: 14.07, sábado, a partir das 18h
Local: Auditório MIS
Capacidade: 173 lugares
Classificação indicativa do filme: 18 anos
Demais atividades: livre
Ingresso: Grátis

Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Informações: (11) 2117 4777 | www.mis-sp.org.br
Estacionamento conveniado: R$ 8
Acesso e elevador para cadeirantes
Ar condicionado.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *